Música 11/10/2021 11:00
Paul McCartney faz revelação inédita sobre separação dos Beatles
Relembrando o que considera como o “período mais difícil de sua vida”, McCartney afirmou que queria que o grupo continuasse

Quando os Beatles se separaram há mais de 50 anos atrás, Paul McCartney foi quem acabou arcando com a maior parte da culpa pela separação do grupo.
Porém, em uma recente entrevista ao programa This Cultural Life da BBC, McCartney fez uma revelação inédita sobre o fim da banda.
“Eu não instiguei a separação. Quem fez isso foi John”.
Relembrando o que considera como o “período mais difícil de sua vida”, McCartney revelou que queria que o grupo continuasse, especialmente porque depois de apenas oito anos juntos, eles ainda estavam criando “coisas muito boas […] Abbey Road, Let It Be…”
Se Lennon não tivesse desistido, a jornada musical da banda poderia ter sido muito mais longa, afirma McCartney.
“Poderia ter sido. A questão realmente era que John estava começando uma nova vida com Yoko. John sempre quis se libertar da sociedade porque, você sabe, ele foi criado por sua tia Mimi, que era bastante repressiva, então ele estava sempre procurando se libertar.”
Segundo informações do The Guardian, McCartney havia se separado unilateralmente da banda em 1970, quando respondeu à pergunta de um jornalista com a afirmação de que os Beatles não existiam mais. Ele também foi acusado de prejudicar a dinâmica do grupo ao pedir aos advogados que resolvessem suas disputas.
“Tive que conviver com isso porque era o que as pessoas viam. Tudo que eu poderia fazer é dizer não”, admite.
Questionado sobre sua decisão de seguir carreira solo, McCartney disse: “Pare aí. Não sou a pessoa que instigou a separação. John entrou em uma sala um dia e disse que estou saindo dos Beatles”.
McCartney afirmou também que Lennon descreveu sua decisão de sair como “muito emocionante” e “como um divórcio”.
A confusão sobre quem causou a separação surgiu porque o gerente do grupo na época, Allen Klein, pediu a eles para ficarem quietos sobre a separação enquanto ele fechava alguns negócios da banda.
“Então, por alguns meses, tivemos que fingir”, disse McCartney. “Foi estranho porque todos nós sabíamos que era o fim dos Beatles, mas não podíamos simplesmente ir embora.”
“A separação tornou-se inevitável”, afirmou, porque John “queria protestar por uma semana em Amsterdã pela paz”. Porém, ele não culpa Yoko. “Eles eram um ótimo casal. Havia uma grande força ali”, acrescenta.
Segundo ele, os advogados foram trazidos para proteger o legado dos Beatles: “Eu tinha que lutar e a única maneira de lutar era processando os outros Beatles, porque eles estavam indo com Klein. E eles me agradeceram anos depois. Mas eu não provoquei a separação. Esse era o nosso Johnny”.
Deu em Exame

Descrição Jornalista
Fim de uma era: redes sociais já são a principal fonte de notícias
16/06/2026 17:30
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 227 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 182 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 178 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 177 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 177 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 176 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 152 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 150 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 150 visualizações