Brasil 22/04/2020 12:24
Assim com fez com todos, PT vai apoiar o impeachment de Bolsonaro
As bancadas do PT na Câmara e no Senado passaram na tarde desta 3ª feira (21.abr.2020) a defender a saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República.A nova posição tem o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu em videoconferência com os congressistas do partido mais cedo.
As bancadas do PT na Câmara e no Senado passaram na tarde desta 3ª feira (21.abr.2020) a defender a saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República.
A nova posição tem o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu em videoconferência com os congressistas do partido mais cedo.
Até agora, a legenda era o principal polo de oposição ao governo Bolsonaro, mas não defendia sua retirada do Palácio do Planalto. Lula chegou a proferir frases como “ele ganhou as eleições e agora teremos que amargar porque sabemos que o mandato é de 4 anos”.
A situação mudou de figura no fim de semana, quando Bolsonaro participou de protestos contra o Congresso, o STF (Supremo Tribunal Federal), e que pedia novo AI-5 (ato institucional número 5), o instrumento que permitiu aos militares recrudescer a ditadura em 1968.
As primeiras manifestações pela deposição de Bolsonaro nas redes sociais de congressistas do PT já apareceram nas últimas horas. Por exemplo, dos deputados Enio Verri (PT-PR), líder da bancada, e Rogério Correia (PT-MG)
A reunião dos deputados e senadores petistas com Lula estava marcada para 6ª feira (24.abr.2020), disse ao Poder360 a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR). “Resolvemos adiantar para o feriado [depois de ver os atos]”, afirma. O candidato petista à Presidência em 2018, Fernando Haddad (SP), também participou da conversa.
Gleisi Hoffmann explicou que a decisão tomada após o encontro virtual com o ex-presidente é uma indicação ao diretório nacional, que decidirá se o partido embarca de vez na campanha pela queda de Jair Bolsonaro.
“Já há avaliação crescente de vários membros do diretório, amanhã deve ter uma manifestação em relação a isso”, disse a presidente da sigla.
Perguntada se a legenda faria 1 pedido de impeachment na Câmara ou se apoiaria algum dos já existentes, ela afirmou que o foco ainda é na mobilização da opinião pública.
“O tempo vai dizer a hora de chegarmos ao pedido de impeachment”, disse o líder do partido na Câmara, Enio Verri (PT-PR).
Descrição Jornalista
Temer: anistia precisa ser discutida em ‘pacto nacional’
17/09/2025 11:50
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 239 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 214 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 196 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 179 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 153 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 150 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 139 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 127 visualizações
Veja como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF
03/09/2025 08:44 122 visualizações