FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Futebol 28/12/2025 16:36

Botafogo aposta em Danilo como substituto de Marlon Freitas, mas vai ao mercado em busca de volante

Botafogo aposta em Danilo como substituto de Marlon Freitas, mas vai ao mercado em busca de volante

Entre diferentes “dores de cabeça” que o Botafogo teve ao longo de 2025, a escolha da dupla de volantes ideal foi um tema central na composição do time no segundo semestre.

A saída de Gregore, titular absoluto, no meio do ano, abriu uma lacuna que a diretoria se comprometeu em fechar na atual janela de transferências.

Ou seja, a utilização de Marlon Freitas, que optou por deixar o time carioca rumo ao Palmeiras, ao lado de Danilo não seria a opção principal na próxima temporada.
O Botafogo já buscava pelo menos um volante com condições de chegar e jogar em 2026, e a ideia é seja um “camisa 5”, com característica mais forte de marcação e que tenha habilidade para lançar o time ao ataque.
Danilo em Vitória 0 x 0 Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR

Danilo em Vitória 0 x 0 Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR

As movimentações no mercado já apontaram para alguns atletas: Cristian Medina, do Estudiantes; Júlio Romão, do Ferencváros; Pedro Bicalho, do Qarabag; e Pablo Maia, do São Paulo. Porém, nenhum nome foi fechado até o momento.

A saída de Marlon Freitas coloca Danilo, que chegou ao clube em julho, como principal nome no meio-campo do time de Martín Anselmi. O jogador, porém, enfrentou problemas com lesões frequentes desde que chegou, inclusive na reta final de ano, com problema muscular leve na coxa esquerda.

A expectativa, porém, é que com o período de descanso nas férias somado à pré-temporada para melhorar seu condicionamento físico sejam determinantes para que ele assuma o protagonismo esperado.

Quem tem no elenco além de Danilo?

Para além do meio-campista de 24 anos, o Botafogo conta com os volantes Newton, Allan e Marquinhos, do sub-20.

Apesar do jovem atleta ser zagueiro de origem, ele vinha sendo testado pela comissão técnica de Davide Ancelotti como volante. A avaliação era de que ele seria um meio-campista para compor o elenco em 2026 diante das qualidades apresentadas para a função.

Mas, de fato, são poucas opções para o setor, o que aumenta avaliação interna de que dois volantes precisam ser contratados. E essa tem sido a prioridade a partir de agora, já que a intenção é ter os nomes à disposição ainda no início de janeiro.

Deu em GE
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista