FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 01 ano – 0502 a 0503

Anistia 15/12/2025 04:37

Relator aponta ‘discrepância grave’ no texto do PL da Dosimetria

Relator aponta ‘discrepância grave’ no texto do PL da Dosimetria

O senador Esperidião Amin (PP-SC), relator no  do projeto que converteu a proposta de  em um texto de dosimetria penal, afirmou que trabalha para corrigir uma falha grave aprovada pela Câmara dos Deputados.

Segundo ele, o problema pode favorecer condenados por corrupção e até por crimes sexuais, distorcendo o objetivo original da proposta.

A avaliação, de acordo com Amin, é resultado de um trabalho conjunto com os senadores Alessandro Vieira (MDB-SE) e  (União-PR).

Vieira é delegado de polícia, relator da CPI do Crime Organizado e do projeto antifacção, enquanto Moro foi juiz federal por mais de duas décadas em Curitiba e comandou a Operação Lava Jato, responsável por condenações de políticos por corrupção, inclusive do presidente  (PT) à época.

Problema pode criar novos tipos penais

Segundo Amin, Alessandro Vieira identificou que o texto da dosimetria, da forma como foi aprovado na Câmara, pode acabar criando novos tipos penais, o que gera conflito direto com outras propostas em tramitação no .

“Aí fica mais complicado, porque se o nosso texto [da dosimetria] vier a ser aprovado e transformado em lei, ele afetará e será afetado pelo texto do projeto das facções, que uma hora vai ser aprovado pela Câmara.”

O senador explicou que esse tipo de sobreposição legislativa pode comprometer a eficácia do projeto antifacção, já aprovado pelo Senado e que ainda será analisado pelos deputados.

Articulação para solução antes do recesso

Esperidião Amin afirmou que busca uma solução técnica para o impasse até segunda-feira (15). Segundo ele, esta será a última semana de funcionamento do Congresso antes do início do recesso parlamentar, o que aumenta a urgência de um ajuste no texto.

O relator reforçou que o objetivo é impedir que uma falha de redação produza efeitos colaterais indesejados, ampliando benefícios penais para crimes que não estavam no escopo da proposta original.

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista