Cultura 01/11/2025 05:34
Governadora Fátima Bezerra celebra abertura da FLIPIPA 2025 e reafirma compromisso com a cultura potiguar

Sob o céu estrelado da Praia da Pipa, a Praça do Pescador se transformou, na noite desta quinta-feira (30), em um grande palco de celebração da palavra.
Assim começou a FLIPIPA 2025, festival que, em sua 9ª edição, reafirma o poder da literatura como espaço de encontro, memória e resistência.
A governadora Fátima Bezerra esteve presente na abertura e destacou o papel da cultura como instrumento de transformação e cidadania.
“Retomar a Flipipa foi muito mais do que apoiar um evento cultural; foi afirmar um compromisso histórico do nosso governo com a cultura, com a educação e com a democratização do conhecimento. Cultura é investimento, é desenvolvimento, é futuro”, afirmou.
Com o tema “Memória em Movimento”, o festival propõe um mergulho nas identidades e ancestralidades que compõem a literatura brasileira — especialmente nas vozes indígenas, afrodescendentes e populares.
A governadora acompanhou a mesa literária “Autobiográfico”, ao lado do ator e cronista Paulo Betti e da comediante Dadá Coelho, sob mediação de Arlindo Bezerra, em um diálogo sobre as memórias e vivências que moldam o olhar artístico e político.
Mais cedo, o público acompanhou a mesa “As Estações Ficcionais”, com o diplomata e escritor João Almino e mediação de Leila Tabosa, marcando o início da programação literária na Tenda dos Autores.
O Governo do Rio Grande do Norte apoia o festival por meio da Secretaria de Cultura (Secult-RN), Fundação José Augusto (FJA), Secretaria de Educação (SEEC-RN), Secretaria de Turismo (Setur-RN), Emprotur e Idema, reafirmando o compromisso do Estado com a democratização do acesso à cultura e com o fortalecimento da economia criativa.
Para Fátima Bezerra, a Flipipa representa muito mais que um evento literário.
“A Flipipa é um presente para o Rio Grande do Norte. Gera renda, movimenta o turismo, fortalece nossa economia criativa e, acima de tudo, forma leitores, desperta consciências e aquece a alma do nosso povo. Cultura é direito, não privilégio.”
O subsecretário de Turismo do RN, Dácio Galvão, ressaltou a relevância da FLIPIPA na articulação entre cultura e desenvolvimento econômico:
“A importância da Flipipa, do ponto de vista da economia criativa e do turismo, é fundamental. O Rio Grande do Norte vive um momento de ascensão, e Pipa é uma âncora nesse processo. Cultura, gastronomia e rede hoteleira se entrelaçam naquilo que temos de mais interessante: discutir ancestralidade — desde o Quilombo Sibaú, aqui localizado — e a oralidade, herança do romance ibérico. Os debates noturnos entre escritores e a literatura cosmopolita revelam uma Pipa que vai além do sol e do mar, afirmando-se como um território formador e culturalmente potente para o Estado e para o Brasil.”
Já a secretária estadual de Cultura, Mary Land, destacou a importância da interiorização das ações culturais promovidas pelo Governo do RN:
“A participação do Governo na Flipipa reafirma nossa crença na interiorização da cultura, em levá-la para todos os lugares do Rio Grande do Norte. Realizar um festival literário em uma praia onde o turismo é a principal atividade econômica é muito significativo, porque mostra que a cultura também é um vetor de desenvolvimento e de identidade, que ultrapassa os limites da capital.”
Realizada pela Fundação Hélio Galvão e pelo Escritório Candinha Bezerra, a FLIPIPA 2025 contou com patrocínio do Governo do RN, Prefeitura de Tibau do Sul, Banco do Nordeste, Assembleia Legislativa, Fecomércio/Sesc, Fiern/Sesi, Sebrae, Preserve Pipa e Pipa Convention Bureau, além do apoio de empresas locais.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Senado terá dois terços pró-impeachment de ministros do STF em 2027
05/10/2026 15:58
Abstenção supera 33 milhões de eleitores e bate recorde desde 1998
05/10/2026 11:02
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 132 visualizações
01/10/2026 10:57 127 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 118 visualizações
Sabores, sons e encontros: Claro Food & Jazz transforma Mossoró em palco de experiências
01/10/2026 06:19 116 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 109 visualizações
Mais da metade dos brasileiros ainda não decidiu voto para o Legislativo
01/10/2026 09:22 106 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 105 visualizações
Dívidas da classe média chegam a 6,3 vezes a renda mensal, diz Bravo
01/10/2026 11:03 102 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 99 visualizações
Fachin endurece regras contra brechas que burlam sorteio de relatores em processos
02/10/2026 15:25 94 visualizações