Edital de inovação e soluções tecnológicas da FIERN vai alavancar pesquisa aplicada em indústrias potiguares - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Indústria 26/09/2025 07:50

Edital de inovação e soluções tecnológicas da FIERN vai alavancar pesquisa aplicada em indústrias potiguares

Edital de inovação e soluções tecnológicas da FIERN vai alavancar pesquisa aplicada em indústrias potiguares

O primeiro edital para o “Hackathon de Inovações e Soluções Tecnológicas”, lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN) e o Sebrae, já está no ar.

Com foco na criação de soluções inovadoras para indústrias, o edital visa também impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas selecionadas.

Para o presidente da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), Djalma Júnior, a iniciativa inédita deve alavancar a pesquisa aplicada no setor produtivo potiguar.

“É o primeiro projeto construído a várias mãos, inclusive com a Fundação de Apoio, desmistificando a ideia de que a FAPERN atua muito em cima de pesquisas não aplicadas.”

“Estamos muito felizes com essa postura da Fundação, de atuar junto ao setor produtivo. Esse é o primeiro projeto de vários que vão surgir”, acrescenta Djalma. “Com esta chamada, a FIERN reforça seu compromisso de estimular a inovação e apoiar o setor produtivo na busca por soluções que fortaleçam a indústria e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, completa.

A secretária-executiva da COINCITEC, Susie Macêdo, ressalta o potencial transformador da iniciativa. “Este edital representa uma oportunidade concreta de transformar conhecimento científico em resultados práticos, aumentando a competitividade das nossas empresas e fortalecendo o ecossistema de inovação do estado”, destaca.

O edital tem como meta contemplar 12 indústrias potiguares – sendo seis na Grande Natal, três em Currais Novos e três em Pau dos Ferros – com projetos de pesquisa científica aplicada capazes de gerar soluções tecnológicas ou de gestão que fortaleçam a competitividade e a inovação no estado.

A metodologia utilizada será o hackaton, modelo em que especialistas em diversas áreas se reúnem para debaterem um desafio e criarem soluções multidisciplinares. As indústrias selecionadas também receberão o apoio de um pesquisador-bolsista por 12 meses, além de oportunidades de visibilidade e conexões no ecossistema de inovação.

As empresas interessadas deverão propor um desafio real – seja um problema, gargalo ou oportunidade de inovação – relacionado ao seu processo produtivo, gestão ou modelo de negócio. A partir disso, os pesquisadores-bolsistas irão trabalhar, em colaboração com a empresa, no desenvolvimento de soluções aplicáveis e personalizadas.

Como participar

As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro de 2025.

A inscrição é feita exclusivamente por meio do e-mail inovapesquisa@fiern.org.br, conforme as orientações do edital, disponível no link https://drive.google.com/drive/folders/1DXIXhnzksMZpHdIPq2Pi2RX2WtkYGpb1. Serão validadas apenas as inscrições cuja documentação exigida estiver devidamente anexada e enviadas até às 23h59min da data limite.

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista