Fogo atinge 30 milhões de hectares em 2024 e supera média histórica em 62% - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Meio Ambiente 24/06/2025 12:29

Fogo atinge 30 milhões de hectares em 2024 e supera média histórica em 62%

Fogo atinge 30 milhões de hectares em 2024 e supera média histórica em 62%

Em 2024, o Brasil registrou incêndios em uma área de 30 milhões de hectares, o equivalente a 3,5% do território nacional. Os dados são do Relatório Anual de Fogo (RAF), divulgado pelo MapBiomas, com base em imagens de satélite.

O número representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Essa foi a segunda maior extensão que o fogo alcançou nos últimos 40 anos, ficando 62% acima da média para o período entre 1985 e 2024, como aponta o Mapbiomas.

O Cerrado foi o bioma mais afetado, concentrando 61% das áreas atingidas. Em seguida, vêm a Amazônia, com 20%, e o Pantanal, com 10%.

O relatório aponta que 92% das queimadas ocorreram em áreas de vegetação nativa, o que acende um alerta sobre a conservação dos biomas.

Entre os estados, o Maranhão lidera o ranking com a maior área queimada, seguido por Tocantins, Pará, Bahia e Piauí.

A análise do MapBiomas também mostra que a maior parte do fogo se concentra entre julho e outubro, período mais seco do ano.

Apesar do impacto ambiental, o relatório destaca que mais de 94% dos focos de incêndio estão associados a atividades humanas, como uso do fogo na agricultura e na pecuária. A organização alerta para a necessidade de políticas públicas mais eficazes de prevenção e controle do fogo. (Com ABr)

Deu em Diário do Poder

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista