Religião 18/06/2024 14:13
Como foi o dia em que Jesus morreu?
E há algum debate sobre o que teria acontecido neste dia específico, em que Jesus Cristo foi condenado à morte pelo Império Romano com um dos métodos mais cruéis que já existiram: a crucificação.

O dia da crucificação de Jesus está entre os mais conhecidos na cultura popular. Esse evento desencadeou uma transição que acabou levando à fundação do Cristianismo, a maior religião dos tempos modernos.
E há algum debate sobre o que teria acontecido neste dia específico, em que Jesus Cristo foi condenado à morte pelo Império Romano com um dos métodos mais cruéis que já existiram: a crucificação.
Isso teria ocorrido durante a festa judaica da Páscoa, perto do Segundo Templo de Jerusalém.

Diferente de outros acontecimentos históricos, não há consenso sobre uma data específica em que teria ocorrido a crucificação de Jesus Cristo.
O Evangelho de Marcos situa a crucificação no dia da Páscoa que, em Jerusalém, acontecia em uma sexta-feira. Já o Evangelho de João parece descrever o que aconteceu no dia anterior. Pode-se inferir, então, que o fato aconteceu em abril.
O Novo Testamento deixa bastante claro que Jesus Cristo morreu em Jerusalém durante a Páscoa, um período agitado naquela cidade.
Segundo os historiadores, Jerusalém teria cerca de 80 mil habitantes na época de Cristo e era uma capital moderna. Neste período, os peregrinos circulavam por lá em peso – portanto, provavelmente havia mais gente.
Jesus Cristo foi levado a um local chamado Gólgota, que em aramaico significa ameaçadoramente “lugar da caveira”.
Hoje, este espaço é marcado pela Igreja do Santo Sepulcro, e seria o final da Via Crucis, trajeto que começa exatamente no espaço onde Pilatos condenou o filho de Deus.
Muitas escavações já foram feitas em torno da Igreja do Santo Sepulcro tentando encontrar a muralha que cerca a cidade e a igreja.
O que se imagina atualmente é que um lugar exposto, fora da cidade, seria o mais adequado para a execução, pois a ideia é que a morte de um condenado servisse de aviso para os demais.

A pena de Jesus foi lenta, brutal e bem visível aos passantes. Os romanos, embora não tenham inventado a técnica da crucificação, estão entre os grupos que mais exploraram este tipo de método. Por conta disso, as representações da morte de Cristo costumam ser bem gráficas.
Ele aparece usando roupas modestas durante todo o trajeto, e farrapos quando é posto na cruz. Isso porque as vítimas da crucificação costumavam ser despidas para que fossem humilhadas.
Outra tortura associada era a flagelação pública – além de apanhar, os condenados tinham que levar o instrumento de sua morte até o local de execução. Por isso, Jesus carregou a própria cruz.
Depois que Jesus foi morto, várias coisas impressionantes podem ter ocorrido. Nos Evangelhos de Marcos e Lucas, há uma espécie de descrição de um eclipse solar, pois se lê que “as trevas cobriram toda a terra” por várias horas.
O Evangelho de Mateus ainda relata que “a terra tremeu, as rochas partiram-se e os túmulos abriram-se”.
Alguns historiadores reconhecem aqui a descrição de um terremoto, que teria realmente acontecido em algum momento entre 26 e 36 d.C.
Mas há ainda mais fatos assustadores associados à morte do filho de Deus. Dentre eles, está a divisão do Templo em duas partes, conforme relatado em três Evangelhos (Marcos, Lucas e Mateus).
Outra descrição sobrenatural, feita por Mateus, é que uma horda de santos ressuscitados teriam emergido dos túmulos e vagado por Jerusalém.
Deu em Mega Curioso

Descrição Jornalista
Marinha alerta para ventos de até 60 km/h em parte do litoral do RN
11/10/2026 09:16
5 perguntas para você entender se está apaixonado
11/10/2026 08:52
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 195 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 192 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 165 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 159 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 146 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 142 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 131 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 126 visualizações
Fachin endurece regras contra brechas que burlam sorteio de relatores em processos
02/10/2026 15:25 122 visualizações
Após 8 anos de disputa, passageiro recebe indenização por mala perdida e o valor chama atenção
03/10/2026 20:31 121 visualizações