Internet 14/05/2024 11:49
Internet faz mal? Novo estudo sugere efeito positivo da vida online no bem-estar
De acordo com a pesquisa, que envolveu mais de 2 milhões de pessoas, usar a internet pode aumentar o nível de satisfação com a vida social

Os efeitos negativos do uso excessivo das redes sociais à saúde já têm sido estudados e debatidos por médicos e pesquisadores ao redor do mundo.
Porém, um novo estudo feito com mais de 2,4 milhões de pessoas, acompanhadas durante 16 anos, mostra que o uso da internet pode aumentar o nível de bem-estar, satisfação com a vida e o sentido de propósito.
A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (13), na revista científica Technology, Mind and Behavior. Nela, os autores procuraram captar uma imagem mais global dos efeitos da internet.
“Se as redes sociais, a utilização da internet e dos telemóveis são realmente uma força tão devastadora na nossa sociedade, deveríamos vê-la nesta visão panorâmica [estudo] – mas não o fazemos”, argumenta o psicólogo Markus Appel, da universidade de Würzburg, na Alemanha, em artigo publicado na Nature.
O pesquisador explica que os efeitos negativos da internet estão, normalmente, relacionados ao comportamento nas redes sociais, como cyberbullying, vício em redes sociais e problemas de autoimagem.
Além disso, na visão de Andrew Przybylski, investigador da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os estudos feitos com a internet até então não foram globais e eram limitados a países de língua inglesa, além de se concentrarem na população jovem.
Portanto, os pesquisadores decidiram fazer um estudo maior e global sobre os efeitos da internet no bem-estar.
Para isso, os autores analisaram dados sobre como o acesso à internet estava relacionado com oito medidas de bem-estar da Gallup World Poll, uma pesquisa conduzida pela empresa de análises Gallup, de Washington, nos Estados Unidos.
Os dados foram recolhidos anualmente entre 2006 a 2021, em 168 países, através de entrevistas telefônicas ou presenciais.
Os pesquisadores controlaram fatores que poderiam influenciar nos resultados, como nível de rendimento, situação profissional, nível de educação e problemas de saúde.
O estudo descobriu que, em média, pessoas que tinham acesso à internet apresentaram pontuações 8% mais elevadas de satisfação com a vida, experiências positivas e contentamento com a sua vida social, em comparação com aquelas que não tinham acesso à internet.
Na visão dos pesquisadores, as atividades online podem ajudar as pessoas a aprenderem coisas novas e fazer amigos, o que pode contribuir para o bem-estar.
Por outro lado, mulheres entre os 15 e os 24 anos que relataram ter utilizado a internet na última semana (em relação a quando responderam a pesquisa) estavam, em média, menos satisfeitas com o local onde viviam, em comparação com as pessoas que não utilizaram a internet.
Isso pode estar relacionado ao fato de as pessoas que não se sentem bem-vindas na sua comunidade passam mais tempo online, segundo Przybylski.
Apesar dos resultados, mais estudos são necessários para confirmar e fortalecer se as ligações entre o uso da internet existem de fato ou se são meramente associações.

Descrição Jornalista
Pesquisa: 20% definem voto para presidente na semana final
12/08/2026 10:11
Decisão de Moraes é ameaça à liberdade de imprensa, diz ANJ
12/08/2026 08:00
02/08/2026 09:40 181 visualizações
01/08/2026 20:00 174 visualizações
Lula chama Flávio e Eduardo Bolsonaro de “filhos do Satanás”
01/08/2026 14:21 171 visualizações
“O povo despreza o político”, diz membro da Academia Brasileira de Letras
01/08/2026 11:11 169 visualizações
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 168 visualizações
Faz parte da classe média? Veja suas chances de chegar ao grupo dos mais ricos em cada estado
01/08/2026 12:49 166 visualizações
Estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo é construída no Ceará
01/08/2026 14:56 157 visualizações
02/08/2026 04:33 150 visualizações
Botafogo se reapresenta com novidades
01/08/2026 10:42 143 visualizações
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
03/08/2026 11:33 136 visualizações