Pesquisa: 20% definem voto para presidente na semana final - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Eleições 12/08/2026 10:11

Pesquisa: 20% definem voto para presidente na semana final

Pesquisa: 20% definem voto para presidente na semana final

Um em cada cinco eleitores brasileiros costuma definir o voto para presidente apenas na semana da eleição, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada anteontem.

O levantamento mostra que 20% dos entrevistados deixam a escolha para a reta final da campanha. Dentro desse grupo, 10% do eleitorado afirma que decide o candidato no próprio dia da votação.

A antecedência é maior quando a disputa é pela Presidência: 58% dizem escolher o candidato meses antes da eleição. O comportamento muda nas demais disputas.

Para governador, 44% afirmam tomar a decisão com meses de antecedência, enquanto 34% fazem o mesmo na escolha para o Senado.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores, entre 31 de julho e 3 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06591/2026.

Deu em Estadão Conteúdo 

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista