A startup de neurotecnologia Neurovalens, sediada em Belfast, na Irlanda do Norte, recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA — agência reguladora do governo dos EUA) para seu inovador dispositivo de tratamento não invasivo da ansiedade, o Modius Stress.

Essa conquista é marco significativo para a empresa, que tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologia destinada a fornecer estimulação elétrica não invasiva do cérebro e do sistema nervoso por mais de uma década.

A autorização da FDA ocorre como resultado de uma mudança nas regras implementada em 2019, que buscava incentivar inovações voltadas para a insônia e a ansiedade.

Com essa nova autorização, a Neurovalens agora possui dois dispositivos médicos aprovados para prescrição por médicos nos EUA: um projetado para tratar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o outro visando a insônia.

Além disso, a empresa tem planos ambiciosos para o desenvolvimento de novos produtos, incluindo um dispositivo voltado para tratar fatores de risco cardiometabólicos relacionados à obesidade e outro direcionado ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Ads by Kiosked Jason McKeown, fundador e CEO da Neurovalens, com o dispositivo Modius SLEEP. (Imagem: Neurovalens / Divulgação)

O CEO da startup, Dr. Jason McKeown, enfatizou o foco estratégico da empresa no desenvolvimento de dispositivos médicos aprovados por reguladores para condições específicas, distinguindo-os de dispositivos para consumidores que se baseiam em promessas vagas de “bem-estar”.

Essa abordagem envolve a realização de rigorosos ensaios clínicos para demonstrar eficácia e segurança, garantindo que os produtos da Neurovalens sejam reconhecidos como tratamentos médicos legítimos.

Como dispositivo para consumidores, não seríamos autorizados a fazer afirmações médicas. Então, realmente é para nos diferenciarmos como um tratamento médico legítimo para condições muito, muito específicas.

Dr. Jason McKeown, CEO da Neurovalens

Dispositivos da Neurovalens

  • Os dispositivos da Neurovalens utilizam um design montado na cabeça para fornecer estimulação neuroelétrica à pele atrás da orelha, direcionando diretamente o nervo vestibular.
  • Ao estimular áreas-chave do cérebro responsáveis por funções como controle metabólico, resposta ao estresse e regulação circadiana, a tecnologia visa reajustar os centros de controle do cérebro para aliviar sintomas de ansiedade, insônia e outras condições.
  • McKeown destacou a especificidade da abordagem da Neurovalens em comparação com outros métodos de neuroestimulação, como a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC).
  • Ao contrário da ETCC, que aplica eletricidade a neurônios na superfície do cérebro, a tecnologia da Neurovalens visa estruturas cerebrais mais profundas por meio do nervo vestibular, resultando em uma estimulação mais precisa e eficaz.

Deu em Olhar Digital