Meio Ambiente 27/03/2024 06:33

Parte de falésia desaba na praia de Tabatinga, na Grande Natal

Defesa Civil de Nísia Floresta informou que ninguém ficou ferido no incidente, que ocorreu na manhã desta terça-feira (26).

Uma parte da falésia na praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, desabou na manhã desta terça-feira (26).

De acordo com a Defesa Civil da cidade, não havia pessoas próximas do local e ninguém ficou ferido no incidente.

O órgão informou também que uma equipe foi enviada na tarde desta terça para realizar uma vistoria no local. Banhistas que estavam na praia foram orientados sobre os riscos das falésias e a necessidade de manter distância.

De acordo com a Defesa Civil de Nísia Floresta, desde o ano passado telas de proteção para evitar aproximação das pessoas e placas que alertam sobre os perigos das falésias foram instaladas na praia de Tabatinga.

Um relatório elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e divulgado em fevereiro de 2022, apontou situação de risco em pelo menos quatro áreas de falésias entre os municípios de Tibau do Sul e Nísia Floresta, no litoral Sul potiguar.

A situação que mais preocupou os pesquisadores foi o risco de desmoronamento na rodovia estadual RN-063, que fica na borda de uma falésia em Tabatinga. A rodovia está 7 metros distante da borda da falésia.

A elaboração da pesquisa em todo o litoral sul aconteceu após a queda de uma falésia na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, que matou um casal e um bebê de 7 meses, além do cachorro da família, em novembro de 2020.

Falésias são um tipo de acidente geográfico formado por uma encosta vertical, que geralmente termina no mar e se encontra sob a ação erosiva causada pela água. Falésias de grande dimensão costumam ser chamadas de penhasco.

Deu em G1/RN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista