Comércio 25/03/2024 14:12

Projeto do Sesc RN levará ações culturais gratuitas para Major Sales

Uma iniciativa inédita no estado, o Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural tem o objetivo de valorizar e respeitar as manifestações culturais

Na quarta-feira, 27, O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), por meio do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural, uma iniciativa inédita, levará ações culturais gratuitas para a cidade de Major Sales, a 400km de Natal.

A programação contará com abertura da exposição Caboclos, às 9h, no Museu Cultural “Francisca Dantas de Morais” e exibição do filme “Uma Pisada Diferente: Na Trilha dos Caboclos de Mestre Bebé”, às 20h, na praça de eventos do município.

A exposição Caboclos é composta por 35 fotografias e recebe a assinatura de Kécia Andrade (PB) e Diógenes Mendonça (PB) e busca trazer um registro fotográfico e poético desses grupos, aproximando por meio da fotografia as dimensões da festa coletiva e das impressões individuais.

Ela permanece em Major Sales/RN até o dia 30 de abril, com visitação gratuita, sempre das 7h às 17h.

Enquanto que o filme possui direção e roteiro dos produtores audiovisual Carito Cavalcanti (RN) e Fernando Suassuna (RN) e aborda uma vivência cultural realizada no município de Major Sales/RN, com o grupo de cultura popular “Caboclos do Mestre Bebê” que tem como objetivo valorizar e difundir as manifestações culturais locais, preservando a memória e o patrimônio cultural por meio de pesquisas e difusão de conhecimentos.

O Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural tem o objetivo de pensar em ações voltadas para a valorização e divulgações de manifestações e expressões culturais, tendo como foco as perspectivas da territorialidade e a relação com os detentores do conhecimento naquela localidade, na qual estão inseridos.

O diretor regional do Sesc, Gedson Nunes, explicou que o Sesc RN tem uma abrangência estadual, podendo chegar em todas as microrregiões, respeitando as tradições, conhecimentos e demais aspectos culturais.

“Com isso, o Sesc muitas vezes ajuda a divulgar o trabalho de artistas locais e trabalhos desenvolvidos no RN, sobretudo, dando espaço para criadores de conteúdo que, muitas vezes, estão em cidades do interior. Além disso, promovemos a troca de conhecimento entre os profissionais da economia criativa”, disse.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista