Eleições 24/01/2024 05:03

“Estou pronto, preparado e querendo”, diz Paulinho Freire

“Quem consegue juntar um time desse não pode ter medo de disputar uma eleição”. E salientou: “Estou pronto preparado e querendo”.

Ao lançar sua pré-candidatura a prefeito de Natal para o pleito eleitoral em 6 outubro deste ano, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) anunciou, praticamente, como será o mote da campanha eleitoral a partir de agosto:

“Quem consegue juntar um time desse não pode ter medo de disputar uma eleição”.

E salientou: “Estou pronto, preparado e querendo”.

O deputado Paulinho Freire referiu-se ao conjunto de cinco partidos e representantes de suas bancadas no Congresso Nacional, que se juntam ao projeto político de administrar a capital do Estado no quadriênio 2025/2028, com os deputados federais João Maia (PP) e Benes Leocádio (União) e os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), que estiveram no ato político ocorrido na Arena das Dunas.

“Outros deputados vão chegar e tenho certeza que vão me ajudar para que a gente possa resolver os principais problemas dessa cidade”, afirmou Freire ao fim do discurso, porque ninguém administra uma cidade como Natal sem recursos financeiros.

Aos que questionavam a demora para decidir sobre a pré-candidatura ao cargo Executivo, Paulinho Freire alertou que “trabalhava em silêncio, para fazer essa grande aliança, como fizemos”, tanto que o recebeu ligação de apoio do presidente estadual do PSDB, deputado estadual Ezequiel Ferreira.

A maior demonstração de apoio veio da Câmara Municipal de Natal, de onde Freire saiu como presidente para se eleger deputado federal em 2022, pois de uma bancada de 29 vereadores, 16 vereadores estão se somando à pré-campanha dele.

No encontro estavam o prefeito em exercício Eriko Jácome, Aldo Clemente, Aroldo Alves, Chagas Catarino, Dickson Júnior, Felipe Alves, Hermes Câmara (presidente em exercício da Câmara), Klaus Araújo (PSDB), Camila Araújo, Robson Carvalho, Tércio Tinoco (União Brasil), Nina Souza (PDT), Nivaldo Bacurau (PSB), Raniere Barbosa (sem partido.

O vereador Anderson Lopes (PSDB) está viajando, mas foi citado na lista de apoiadores de Paulinho Freire, assim como a vereadora Margareth Régia (Pros), irmã do ex-deputado Albert Dickson e da primeira suplente de deputada federal Carla Dickson (União Brasil), que estavam no encontro.

Além dos parlamentares federais, prestigiaram o lançamento da pré-candidatura de Paulinho Freire os deputados estaduais Gustavo Carvalho, Dr. Kerginaldo, Tomba Farias (PSDB), Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior (União Brasil), o suplente de senador Flávio Azevedo e ainda o presidente da Federação das Câmara Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), Wolney França, a presidente do PL Mulher do Estado, Roberta Lacerda, os presidentes municipais do PL e do PP, Coronel Hélio e Daniel Santiago, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de pelo menos 30 municípios.

Paulinho Freire ainda disse do senho de ter a oportunidade de administrar a cidade do Natal.

“Digo isso com muita confiança, porque estou com esse grupo de pessoas capacitadas e que tem o compromisso com a cidade e querem mudar a cara de Natal”, declarou ele, que prosseguiu: “Estamos dando o primeiro passo para a nossa pré-candidatura, não é uma luta fácil, mas vamos chegar à vitória”.

Freire destacou o fato de que as pesquisas de opinião pública estão mostrando que “o povo está desinteressado na política, talvez por falta de bons candidados”, razão pela qual pediu à assistência do encontro, que saísse do evento para dizer nas ruas que Natal agora tem um pré-candidato a prefeito, que “conhece os seus problemas, foi vereador seis vezes, foi presidente da Câmara Municipal e quer devolver tudo o que essa cidade já me deu”.

O pré-candidato do União Brasil também direcionou como deve agir à frente do Executivo a partir de janeiro de 2025.

“Sabemos que temos problemas na saúde, sabemos que temos problemas na educação, no sistema de transporte, na segurança pública, hoje com a tecnologia podemos resolver muita coisa, se você fizer uma cidade moderna, uma cidade inteligente, onde a tecnologia pode ajudar muito na gestão”, avisou.

O deputado criticou, ainda, a inércia administrativa em Natal.

“Na primeira vez que eu me elegi vereador, em 1992, já se falava na revitalização da Ribeira. Sabe quantas vezes vai sair? Nunca. Porque não há vontade política, não há parceria, não há inteligência, a gente precisa sair da mesmice. Claro, precisa ter uma boa educação, uma boa saúde, o serviço precisa chegar naqueles que mais precisam. E nós estamos aqui apenas dando pontapé inicial”.

Da mesma forma que colaborou com o município durante a pandemia da COVID-19, devolvendo com o apoio dos vereadores, cerca de R$ 9 milhões à Prefeitura de Natal.

“Nós participamos das decisões mais importantes de Natal nos últimos anos. Eu como presidente da Câmara e os meus amigos aqui como vereador. Nós aprovamos o novo Plano Diretor de Natal, com apoio maciço desses vereadores que estão aqui. Então não adianta dizer nada ao contrário, pois o Plano Diretor foi sim aprovado pela Câmara de Natal”, disse.

Freire declarou, ainda, que o maior patrimônio de sua vida política é relacionamento. “Sempre procurei ser correto, sempre procurei cumprir minha palavra para que eu pudesse chegar hoje aqui com credibilidade e lançar a minha pré-candidatura”.

Como antes não tinha se apresentado como pré-candidato a prefeito, Paulinho Freire disse que agora “vai começar a ser medido” para que o seu nome comece a aparecer nas pesquisas de intenção de votos.

“A gente vai começar a discutir nas comunidades, a visitar entidades, fazer uma grande equipe para fazer um bom plano de governo. Isso eu quero contar com todos os partidos, com a colaboração de todos os partidos dessa aliança”, continuou.

Rogério fala em união para mudar Natal

Senadores Styvenson e Rogério ao lado de Paulinho Freire – Foto: Magnus Nascimento

O presidente estadual do PL, senador Rogério Marinho, disse que a pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União) “tem um longo percurso até a sua homologação” entre 20 de julho e 5 de agosto, período das convenções partidárias.

“Eu tenho uma missão dentro do meu partido. Conversar com os demais membros que têm posições respeitáveis, que precisam ser ouvidos, que precisam ser entendidos. Mas nós vamos trabalhar para chegarmos unidos, para chegarmos fortes e mobilizados”, destacou.

Rogério Marinho enfatizou que o PL “tem uma responsabilidade que transcende a cidade do Natal, com todo o respeito que a cidade do Natal merece. Nós temos a responsabilidade de devolver esse país àqueles que amam esse país”.

Marinho exemplificou que os partidos de centro e de direita têm a responsabilidade de se preparar para 2026 através de 2024, fortalecendo a bancada federal “e devolvermos o Estado do Rio Grande do Norte a uma trilha do desenvolvimento, a uma trilha da recuperação, porque não precisa olhar a placa de sinalização para saber que saiu do Rio Grande do Norte, entrou na Paraíba, saiu do Rio Grande do Norte, entrou no Ceará, basta ver o estado das nossas vias, das nossas estradas, das nossas rodovias”.

“Nós estamos ao lado de Paulinho, porque durante 20 anos observamos em Natal uma lenta decadência, das nove capitais do Nordeste, a única que não tem a sua orla urbanizada e modernizada é Natal. Nós éramos o destino turístico mais importante do Nordeste brasileiro e hoje as capitais vizinhas receberam tratamento de urbanização que orgulham os seus cidadãos e atraem visitantes que geram emprego, renda e oportunidades”.

O senador Rogério Marinho criticou a atual gestão municipal:

“E não faltaram condições e recursos, de infraestrutura e apoio político para aqueles que administraram até agora. Faltou vontade politica, capacidade técnica e fazer a mudança que a cidade precisa”, disse.

Styvenson troca isolamento por contribuição

Presidente estadual do Podemos, senador Styvenson Valentim, disse que apostou na pré-candidatura de Paulinho Freire em virtude da relação de confiança que passaram a ter, depois dele ter chegado ao Congresso Nacional.

“Por quatro anos fiz política isolado, aquilo me afastava um pouco de pessoas boas, porque acreditava que na política, como todo mundo pensa lá fora, nada presta”.

Valentim também disse que gostaria de contribuir com recursos de emendas parlamentares para Natal, “infelizmente não tenho acesso, não consigo fazer as mesmas coisas que faço no interior”, como a aquisição de três usinas de asfalto no Seridó, Alto Oeste e região do Potengi.

“Já estou dando a minha palavra que se Paulinho vencer essa eleição, vai ficar muito mais fácil trazer essas soluções, porque os problemas todos conhecem”, garantiu Valentim, criticando o atual prefeito, que “se acha um coronel, característica que Paulinho não tem”.

Deu em Tribuna do Norte

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista