Governo do Estado 16/09/2023 06:27

CapacitaSUAS tem momento histórico no RN

Com visita de Wellington Dias e da governadora Fátima Bezerra, pela primeira vez um ministro de Estado visita turmas em formação

Com a presença da governadora Fátima Bezerra, o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), que o governo do estado executa no Rio Grande do Norte por meio da SETHAS (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social), teve um momento histórico hoje em Mossoró.

Pela primeira vez desde que foi criado, em 2012, um ministro de Estado visita salas de aula de turmas em formação.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a governadora Fátima Bezerra e a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, entregaram, nesta sexta-feira (15), 54 certificados de conclusão a trabalhadores do CapacitaSUAS RN, no território Mossoró, que estão concluindo hoje os cursos de formação e capacitação em turmas remanescentes.

O ministro Wellington Dias também visitou a turma do CapacitaSUAS que encerrou hoje o curso de formação na Escola de Medicina da UERN em Mossoró.

Desde 2022, o CapacitaSUAS RN é promovido em parceria com a UERN (Universidade do Estado do RN) e a Funcitern (Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN).

O programa tem como objetivo a qualificação dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para o mercado de trabalho.

“Lutar contra a fome é uma questão humanitária. O Governo do RN une forças com governo federal para acabar com a fome em diversas ações,  entre elas, com o fortalecimento da capacitação”, fala a governadora Fátima Bezerra sobre a importância da transformação que a capacitação gera.

“É uma alegria receber o ministro Wellington Dias para tratar de um tema de tamanha relevância que é a formação de profissionais em Assistência Social. Já são mais de dois mil e duzentos profissionais formados, oriundos de todos os municípios do estado e para nós é uma satisfação poder levar formação à sociedade, à população do Rio Grande do Norte, dizer que a nossa universidade está de portas abertas”, diz a reitora da UERN, Cicília Maia.

Nestes cursos, que foram realizados nos dez territórios de cidadania do Rio Grande do Norte, cobrindo os 167 municípios potiguares, foi garantida a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS no Rio Grande do Norte.

“A capacitação gera novos conhecimentos e um novo olhar sobre a prática cotidiana. Esses trabalhadores, ao voltarem para suas áreas de atuação, repensam os seus fazeres e, consequentemente, transformam a assistência social em cada município”, esclarece Raquel Morais, coordenadora Institucional do CapacitaSuas.

Foram realizados quatro cursos: Proteção social no SUAS a Indivíduos e Famílias em Situação de Violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial;

Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS; Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes; e Plano de Assistência Social.

A fase atual do CapacitaSUAS/região Mossoró é de vagas remanescentes.

A região de Mossoró inclui 17 municípios: Areia Branca, Baraúnas, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Janduís, Jucurutu, Mossoró, Olho D’Água dos Borges, Patu, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra do Mel, Tibau e Viçosa.

“Ser aluno do CapacitaSuas está sendo um privilégio. Estar no meio da assistência social, para mim, que sempre fui incentivado a ajudar as pessoas, trouxe uma uma realidade mais próxima e que com certeza, enquanto advogado, levarei pra o município de Areia Branca. A gente aprende não só com as vivências, mas também transmite as nossas vivências e vê o quanto elas têm em comum, o quanto estão presentes no nosso dia a dia e em todos os municípios, sejam eles aqui do estado do Rio Grande do Norte, mas também do nosso país”, afirma o aluno Daniel Rodrigues.

A secretária Iris Oliveira destacou que em novembro e dezembro, na equipe de transição, a prioridade foi recompor o ornamento da assistência social e o novo Bolsa Família, junto ao pacto federativo na assistência social.

O SUAS tem 8.500 trabalhadores no Rio Grande do Norte e, nestes anos, com a emenda do ex-senador Jean Paul Prates, o programa será implantado através do Capacita RN, que atuará em 35 municípios.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista