Política 18/12/2022 08:00

À CNN, José Múcio diz que Bolsonaro é um democrata

Futuro ministro da Defesa também afirmou que "encontro dos comandantes com Lula foi muito bom"

Em entrevista à CNN na noite desta sexta-feira (16), o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fez elogios ao presidente Jair Bolsonaro (PL) ao comentar as declarações do presidente, de que as “Forças Armadas estão unidas, devem respeito à Constituição e que seriam “o último obstáculo para o socialismo”.

A declaração do presidente foi feita na semana passada aos apoiadores no Palácio do Alvorada.

“Ele [Jair Bolsonaro] é um democrata. Conheço o presidente desde o período na Câmara dos Deputados. Ele é um líder e tenho certeza de que ele vai colaborar. É importante dizer que ele é um líder de uma parcela significativa da população”, ressaltou Múcio.

O futuro ministro e o presidente foram colegas de parlamento entre 1991 e 2007. Mantiveram relacionamento enquanto ele foi ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidiu a corte de contas já no Governo Bolsonaro.

Em seu primeiro discurso a apoiadores, após o resultado das eleições em outubro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as Forças Armadas devem lealdade ao povo e que nunca saiu de dentro das quatro linhas da Constituição.

“As Forças Armadas — tenho certeza — estão unidas. Devem, assim como eu, lealdade ao nosso povo, respeito à Constituição e são um dos grandes responsáveis pela nossa liberdade. (…) Nunca saí de dentro das quatro linhas da Constituição e acredito que a vitória será também dessa maneira”, disse Jair Bolsonaro.

O presidente completou dizendo ter como mudar o futuro da nação. “(…) Vamos acreditar, vamos nos unir. Vocês são cidadãos de verdade, está na hora de parar de ser tratado como outra coisa aqui no Brasil. Acredito em vocês, vamos acreditar no nosso País. Se Deus quiser, tudo dará certo no momento oportuno”.

Raio-x das Forças

O futuro ministro da Defesa do próximo governo disse ainda, em reunião com os três comandantes das Forças Armadas, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou, em 40 dias, que seja entregue a ele um relatório para que ele possa avaliar o trabalho do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Múcio relatou que foi apresentar os três comandantes ao presidente eleito durante encontro na sexta-feira no hotel em que Lula está hospedado, em Brasília. A reunião durou cerca de uma hora.

“Posso dizer que o encontro foi muito bom. Eles [comandantes] já tinham sido escolhidos, e fui apresentá-los. O presidente Lula falou como tratou as Forças Armadas durante o governo dele e pediu um histórico, um relatório das Forças Armadas para avaliar em 40 dias”, afirmou Múcio.

Para evitar insubordinação, Múcio e Lula utilizaram o critério de antiguidade para escolher os novos comandantes.

Dessa maneira, os comandos ficarão assim o general Julio Cesar de Arruda, no Exército, o almirante Marcos Sampaio Olsen, na Marinha, e o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, na Aeronáutica.

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista