Política 04/12/2022 10:55

Lula explica por que Henrique Meirelles não será ministro: “Velhinho”

“De velhinho no governo, basta eu”, teria dito a petistas nesta semana, segundo a coluna Radar da revista Veja.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, finalmente revelou o motivo de descartar Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda, que será recriado no novo governo:

“De velhinho no governo, basta eu”, teria dito a petistas nesta semana, segundo a coluna Radar da revista Veja.

Com 77 anos, Meirelles tem a mesma idade de Lula e era o nome dos sonhos do mercado para comandar a economia, no governo que assume em 1º de janeiro.

Lula, Meirelles, Haddad e a Faria Lima

Ex-presidente do Banco Central, durante a passagem anterior de Lula pelo Palácio do Planalto, e ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, quando criou o teto de gastosMeirelles apoiou publicamente o petista durante o segundo turno da eleição presidencial deste ano.

Desde então, foi um dos nomes mais citados na bolsa de apostas da Faria Lima para compor o ministério de Lula. A vaga, contudo, parece já ter dono: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Candidato derrotado na disputa pelo governo de São Paulo nas eleições de outubro, Haddad aumentou seu cacife junto a Lula, ao se mostrar leal ao chefe e defendê-lo enfaticamente durante a campanha.

O presidente eleito também acredita que Haddad foi fundamental para sua vitória, ao impedir que o bolsonarismo ganhasse ainda mais força no maior colégio eleitoral do país.

O anúncio de Haddad na Fazenda, contudo, aguardaria o desfecho de dois eventos: a diplomação de Lula pela Justiça Eleitoral, prevista para dia 12, e a definição de um nome mais palatável para o mercado, que ocupe o Ministério do Planejamento e sirva de contraponto a Haddad na Fazenda.

Deu em Money Times

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista