Governo do Estado 02/12/2022 07:30

Governadora destaca importância da reciclagem para o RN

Atualmente, o SindRecicla-RN possui 37 associados, que atuam na reciclagem de 180 mil toneladas de materiais por ano, o que corresponde a 18% do lixo produzido no Estado.

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta quinta-feira (1) da abertura do 1° Forum de Reciclagem do Rio Grande do Norte – Políticas de Desenvolvimento do Setor da Reciclagem do Estado.

Realizado pelo Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla), com o apoio da Federação das Indústrias do RN (Fiern), o Fórum objetiva debater políticas voltadas para o segmento e as realidades do setor.

Atualmente, o SindRecicla-RN possui 37 associados, que atuam na reciclagem de 180 mil toneladas de materiais por ano, o que corresponde a 18% do lixo produzido no Estado.

Segundo o Sindicato, este número poderia chegar a 43% de resíduos reciclados, o que representaria um ganho de R$ 378 milhões para a economia local. A indústria da reciclagem gera em torno de 3.500 empregos diretos e 18.000 indiretos, segundo estimativa do sindicato.

Durante o Fórum, a governadora destacou a atuação do Sindicato e a sua importância para o RN.

“Quero parabenizar o SindRecicla pelo trabalho desempenhado. Este não é um tema qualquer, é um tema que lida diretamente com a agenda do desenvolvimento, pois passa pela questão da defesa do meio ambiente”, afirmou.

Em contrapartida, o presidente do SindRecicla, Etelvino Patrício, destacou a atuação do Governo do RN e reafirmou a importância do ramo para a economia do RN. “Isto só foi possível com a chegada da governadora ao executivo estadual. Esse era um pleito de 16 anos”, disse.

“Também quero parabenizar e prestar nosso reconhecimento pela parceria institucional entre o Governo e a Fiern, tendo Amaro Sales a frente, em prol do desenvolvimento do nosso estado. Parceria esta, que nós vamos dar continuidade”, atestou a governadora.

Durante a solenidade, a governadora recebeu uma placa como forma de agradecimento pelos esforços e atuação do Governo no ramo. Devido ao trabalho reconhecido, o Fórum conta com representantes de sindicatos de fora do Estado, como do Ceará e São Paulo.

ABEMA

Fátima Bezerra lembrou que, ainda nesta quinta-feira, teve outro encontro para tratar da proteção ao meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Ela participou da reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), em Natal, e disse:

“Nós temos, cada vez mais, que olhar para esta pauta do meio ambiente. Esta é a agenda mais emblemática no mundo: a mudança climática”, afirmou.

Fátima citou a possibilidade de incluir o ramo da reciclagem dentro da política de incentivos fiscais do estado: “o Estado só tem a ganhar com isso, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e gerando emprego”.

COP-27

A governadora também destacou sua participação na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-27), no Egito, em novembro passado, que discutiu os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

“Foi uma alegria ver o Brasil voltar a exercer o papel protagonista no esforço global, nestes tempos de transição energética que estamos vivenciado”.

Acompanharam a governadora, o vice-governador Antenor Roberto e o secretário do Desenvolvimento do RN, Jaime Calado.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista