Governo do Estado 30/11/2022 04:52

CapacitaSUAS 2022 vai qualificar mais de 3 mil trabalhadores

Com a presença do vice-governador Antenor Roberto, aula inaugural contou com cerca de 200 participantes de 90 municípios do Estado

Os cursos de capacitação para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Rio Grande do Norte vão ocorrer dentro de um novo ambiente, de reencontro do país com a democracia.

A avaliação foi feita pelo vice-governador do Estado, Antenor Roberto, na aula inaugural do “CapacitaSUAS RN 2022”, na tarde desta terça-feira (29), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, unidade central. Serão qualificados mais de 3 mil trabalhadores do SUAS do RN.

A aula inaugural com o tema “O SUAS que construímos, o que temos e o que queremos” foi proferida pela professora Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Governo Lula, e que hoje faz parte do grupo de transição na área de assistência social.

De acordo com o vice-governador, que representou a governadora Fátima Bezerra no evento, a política do SUAS também está associada às outras políticas do RN como da segurança do Estado, por exemplo. “O Governo da professora Fátima Bezerra é articulado, e é assim que as secretarias trabalham”, assinalou.

Antenor Roberto saudou as 189 pessoas participantes da aula inaugural de aproximadamente 90 municípios do Estado. Os cursos começam em dezembro pelo município -polo de Mossoró.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, fez um histórico dos avanços do governo Fátima Bezerra com as capacitações feitas pela equipe da Coordenadoria da Gestão Estadual do SUAS (COGESUAS), nos municípios do RN com apoio técnico sobre repasses estaduais, transferência de recursos por meio de Emendas Parlamentares e utilização de recursos federais em Serviços e Programas Socioassistenciais.

O Governo do Estado, por meio da SETHAS, fez o pagamento do cofinanciamento da proteção social especial de média complexidade referente aos anos de 2016 e 2018, das gestões anteriores que estavam atrasadas.

Até o momento foram pagas 7 parcelas de 2016, 1 parcela de 2018. E o repasse total de 2020 e 2021. Correspondendo ao valor de R$ 2.304.656,25 de investimento nos serviços socioassistenciais da PSE, além de outros avanços.

A deputada estadual Isolda Dantas, presidente da frente parlamentar em defesa do SUAS na Assembleia Legislativa do RN, elogiou o governo Fátima Bezerra e disse que os trabalhadores do SUAS, estiveram na linha de frente durante a pandemia, merecem o mesmo reconhecimento que os profissionais do SUS.

De acordo com a vereadora e deputada estadual eleita, Divaneide Basílio, a Câmara de Natal está inserindo a emenda que vai colocar a carreira SUAS no orçamento Municipal.

O presidente da Funcitern (Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte), Rafael Fonseca, ressaltou que o CapacitaSUAS implica no aperfeiçoamento no trabalho dos profissionais e atendimento à população mais vulnerável.

Além dos já citados, estiveram presentes Annie Kettly Neves Pedrosa, que é coordenadora geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, da Secretaria Nacional de Assistência Social, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, de forma virtual;

Fátima Raquel Rosado Moraes – Coordenadora Geral do Capacita SUAS/FUNCITERN, que representou a reitora da Uern, Cicília Mai; além do presidente do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do RN), Francisco de Assis Junior e a coordenadora da COGESUAS/SETHAS, Edvânia Freitas.

Cursos

Os cursos do CapacitaSUAS (Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social) 2022 serão destinados a mais de 3 mil trabalhadores do SUAS que fazem parte da rede socioassistencial nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Mossoró será cidade-sede dos municípios dos territórios de cidadania Assu-Mossoró, Sertão Central Cabugi e Litoral Norte dos cursos que serão realizados em dois períodos: de 05 a 09 de dezembro e de 12 a 16 de dezembro próximos. Em janeiro de 2023, o CapacitaSUAS terá continuidade com abrangência ainda a ser divulgada.

O Programa Nacional de Capacitação do SUAS tem o objetivo garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista