Pandemia 23/11/2022 18:13

Casos de Covid sobem em 15 estados, aponta boletim da Fiocruz

Crescimento já é registrado em todas as regiões do país. Fiocruz aponta que o coronavírus corresponde a 61% dos resultados positivos de todos os diagnósticos de doenças respiratórias nas últimas 4 semanas.

Novo boletim Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (23) mostrou que 15 estados registraram um aumento de casos graves de Covid-19.

O levantamento tem base nas últimas seis semanas (tendência de longo prazo). O crescimento no número de infectados pelo vírus também atingiu 17 capitais brasileiras e já apareceu em todas as regiões do País.

A maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. Entre todos os diagnósticos de doenças respiratórias, o coronavírus corresponde a 61% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas – no último boletim da Fiocruz, da semana passada, essa porcentagem era de 47%.

No Amazonas, o cenário epidemiológico está estável e em patamares considerados baixos, de acordo com a Fiocruz. O estado foi um dos primeiros a registrar um crescimento de casos positivos de Covid-19, ainda no final de outubro.

A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 21 de novembro. Há uma semana, o boletim apontava aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 12 estados.

Confira os estados que registraram crescimento nos casos de Covid-19, de acordo com o boletim da Fiocruz desta quarta: AlagoasBahiaCearáDistrito FederalGoiásMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaPiauíRio Grande do NorteRio de JaneiroRoraimaSanta Catarina e São Paulo.

Confira as capitais que registraram crescimento nos casos de Covid-19: Aracaju (SE)Belém (PA)Brasília (DF)Campo Grande (MS)Curitiba (PR)Florianópolis (SC)Fortaleza (CE)Goiânia (GO)João Pessoa (PB)Maceió (AL)Natal (RN)Recife (PE)Rio de Janeiro (RJ)Salvador (BA)São Luís (MA)São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Testes positivos em alta

Entre os dias 5 e 11 de novembro, a porcentagem de exames positivos para Covid feitos na rede privada foi de 39,9%segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Na semana anterior (de 29 de outubro a 4 de novembro), esse número era de 23,1%.

Também houve aumento no número de exames realizados: de 18.510 para 54.380 no mesmo período, uma elevação de 194%.

Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontaram que, na última semana de outubro, os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro terminou com 7.986 testes positivos – 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.

Deu em g1

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista