Ciência 02/11/2022 10:40

Parque Científico de Macaíba chega à etapa final de sua implantação

Governo do RN investe R$ 12,3 milhões no local por meio do Governo Cidadão

A implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba, uma das maiores ações do Governo do Estado em andamento, chegou à etapa final, tendo o avanço das obras físicas em compasso com a formação da personalidade jurídica da entidade.

Enquanto os serviços de reforma, climatização, instalações elétricas, hidráulicas e de sistema de combate a incêndio nos Blocos C e D do prédio central do PAX chegaram a 88,97% de execução, os da infraestrutura física para o funcionamento do Parque (cercamento e infraestrutura externa deste prédio central, mais estacionamento e instalação de uma subestação) e a construção de uma Estação Elevatória para o abastecimento de água, atingiram 76,91%.

Os percentuais foram coletados durante vistoria no local realizada pelo coordenador do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, secretário de Estado da Infraestrutura (SIN), na sexta-feira (21).

“Teremos aqui startups, pesquisadores, empresas e estudantes produzindo ciência e tecnologia, promovendo o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, o que é meta do Governo do Estado”, afirmou Coêlho, sobre a ocupação do prédio central que terá quatro blocos, 33 salas, espaços para coworking e incubadoras, além de um restaurante e áreas de convívio.

Aliada a estes avanços físicos, está a formação legal da instituição.

O Parque teve a aprovação do estatuto, primeira composição do Conselho de Administração com escolha da presidência, eleição do Conselho Fiscal, aprovação do Regimento Interno e escolha do Diretor-Presidente durante assembleia realizada no dia 11/10.

Na ocasião, o coordenador de Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Olavo Bueno Oliveira, foi eleito diretor-presidente do PAX, e a professora Ângela Paiva, assessora especial da UFRN para o PAX, foi escolhida por unanimidade para ocupar a presidência do Conselho de Administração da entidade.

Ambos acompanharam a vistoria desta sexta-feira no PAX, onde os recursos estaduais investidos totalizam R$ 12,3 milhões, viabilizados pelo Governo Cidadão e pela SEDEC, junto ao empréstimo estatal com o Banco Mundial. As obras estão sendo fiscalizadas pela SIN e deverão estar prontas até o fim deste ano.

O PAX

 O terreno onde está o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo foi cedido pela UFRN ao Governo do Estado para as adequações estruturais necessárias ao projeto em setembro de 2021.

A área que compreende o PAX tem 50 hectares, conta com 15 mil m² de área construída na Fazenda Jundiaí, zona rural do município de Macaíba.

O prédio sede do PAX ficará vizinho ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das duas unidades do Instituto Santos Dumond, Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que atua nas áreas de saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

A parceria para viabilizar o parque envolve o Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão, SEDEC, Universidade Estadual do RN (UERN) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern), mais a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Instituto Santos Dumont (ISD), Sebrae, Sesi-RN, Instituto Federal do RN (IFRN), Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER), Federação das Indústrias do RN (FIERN), Fecomércio, Senai.

As prefeituras de Natal, Macaíba, São Gonçalo e Parnamirim também estão envolvidas.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista