Eleições 01/11/2022 18:30

STF diz que Bolsonaro “reconhece resultado final das eleições”

Corte divulgou nota oficial após pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro — derrotado nas urnas no último domingo

Após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito do resultado final das eleições, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou uma nota oficial com o posicionamento da Corte.

Por meio de nota, a instituição disse que a fala do chefe do Executivo foi necessária para iniciar o rito de transição e que ele reconheceu o resultado do pleito.

O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, diz o comunicado do STF.

Bolsonaro se pronunciou pela primeira vez, na tarde desta terça-feira (1º/11), após a derrota nas urnas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições do último domingo.

Em um discurso de dois minutos e meio, Bolsonaro agradeceu aos eleitores, criticou levemente os bloqueios nas rodovias e não citou em nenhum momento a vitória do candidato petista.

Em seguida, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), confirmou que aguarda o encaminhamento formal, por parte da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do nome do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB-SP), como coordenador do governo de transição da chapa eleita.

Nesta terça-feira, o presidente recebeu o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, no Palácio da Alvorada.

Ele também teve a visita do vice da chapa, Walter Braga Netto, do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além do deputado Hélio Lopes (PL-RJ) e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O chefe do Executivo ainda convidou ministros do STF para uma conversa na residência, mas eles não compareceram.

Deu em Correio Braziliense

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista