Indústria 14/09/2022 07:11

FIERN entrega Agenda Caminhos do RN com ações para o desenvolvimento industrial a candidatos ao Senado

O documento traça um diagnóstico de dez pontos essenciais para desenvolvimento industrial do Estado e as ações necessárias para alavancar o avanço da economia potiguar

A Agenda Caminhos do RN 2023-2026, desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por intermédio do MAIS RN — núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN —, será entregue aos candidatos ao Senado que participam do Fórum Caminhos do RN, nesta quarta-feira, 14 de setembro.

O documento traça um diagnóstico de dez pontos essenciais para desenvolvimento industrial do Estado e as ações necessárias para alavancar o avanço da economia potiguar

Presidente da FIERN e diretor primeiro secretário da CNI, Amaro Sales de Araújo afirma que a iniciativa da Federação das Indústrias, a exemplo do debate promovido com os candidatos ao governo, vai entregar o documento com as propostas do setor industrial aos candidatos que se apresentam para ocupar uma das vagas do Rio Grande do Norte no Senado.

“Isso é relevante, porque a indústria brasileira, e mais especificamente a potiguar, tem dado sua contribuição para que o Estado retome o caminho do desenvolvimento e vamos, neste Fórum, mostrar o que consideramos fundamental para o crescimento, mas também ouvir o que os candidatos têm a dizer sobre esses pontos que constam, na ‘Agenda’, e também se eles possuem outras propostas sobre esses temas que são abordados”, disse.

As ações têm o objetivo de retomar o processo de industrialização do Estado para melhorar a atração de investimentos e contribuir para o equilíbrio fiscal e geração de empregos.

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, aponta a importância de apresentar o documento aos candidatos ao Senado. “O papel dos legisladores é fundamental no desenvolvimento. E toda a série de iniciativas que constam na Agenda Caminhos do RN depende de uma legislação adequada”, afirma.

“A presença dos candidatos ao Senado pelo nosso Estado no Fórum Caminhos do RN é essencial. O Senado é a Casa revisora do Congresso Nacional e tem papel importantíssimo no direcionamento da legislação que precisamos, em âmbito federal, para atender as necessidades do estado para o desenvolvimento”, acrescenta o coordenador do MAIS RN.

José Bezerra Marinho ainda ressalta que “o único lugar em que o Rio Grande do Norte é do tamanho do estado de São Paulo é no Senado, porque todos os estados do país têm a mesma quantidade de representantes”.

“O que diferencia é o comportamento, o compromisso e a combatividade do senador na defesa dos interesses do estado, por isso é importante definirmos o apoio necessário para termos o aproveitamento adequado das potencialidades do estado”, frisa.

Agenda Caminhos 

O documento surge em sintonia e em complemento à Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, também desenvolvida pelo MAIS RN, em 2021, com sete ações e projetos que não necessitam de grandes investimentos financeiros ou já haviam sido iniciadas pelo Governo do Estado.

Essas publicações seguem na esteira da natureza do MAIS RN/FIERN, de trabalhar em torno da construção do desenvolvimento do estado.

A partir de 2014, a FIERN passou a adotar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (2016-2035), pedra fundamental para o surgimento do núcleo, como documento e referência central para pensar e planejar ações estratégicas voltadas para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Estado.

Em complemento, a FIERN publicou, também por meio do MAIS RN, a Agenda Potiguar 2018-2022, em que selecionou ações prioritárias entre as contidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento.

O novo documento do MAIS RN está integrado metodologicamente à publicação “Propostas da Indústria para as Eleições Presidenciais 2022”, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que traz uma agenda nacional de desenvolvimento industrial.

Dessa forma, a Caminhos do RN não apenas dialoga com as especificidades e peculiaridades do estado, mas também está alinhada a uma agenda de cunho nacional.

Fórum Caminhos do RN

Nesta quarta-feira (14), candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte — o ex-ministro Rogério Marinho (PL), ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e Geraldo Pinho (PODE) — vão receber a Agenda Caminhos do RN e conhecer as propostas do setor industrial para o desenvolvimento da indústria potiguar.

Os candidatos Rafael Motta (PSB) e Freitas Jr. (PSOL) foram convidados para o evento, mas informaram que não poderiam comparecer por incompatibilidade de agendas.

O evento será voltado a diretores da FIERN e convidados, entre os quais estarão, além dos integrantes da Federação e seus Sindicatos, industriais e empresários.

O Fórum será aberto às 8h pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo. A partir das 8h15, terá início a exposição dos candidatos, sendo que cada candidato estará no auditório em um horário específico, permanecendo até 45 minutos.

O Fórum será exibido ao vivo no canal do YouTube do Sistema FIERN: https://www.youtube.com/c/SistemaFIERN

Programação – Fórum Caminhos do RN
8h – Abertura do evento, com o presidente da FIERN, Amaro Sales;
8h15 – do candidato Rogério Marinho (PL);
9h – Participação do candidato Carlos Eduardo (PDT);
9h45 – Participação do candidato Geraldo Pinho (PODE).

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista