Artes 15/08/2022 18:30

O evento, voltado para estudantes, professores e apreciadores de música, de modo geral, contará com a presença de violonistas e pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, proporcionando ao público uma verdadeira efervescência cultural.

Entre os dias 15 e 20 de agosto, a Escola de Música da UFRN será palco da sétima edição do Festival Internacional de Violão de Natal (VII FIVN).
O evento, voltado para estudantes, professores e apreciadores de música, de modo geral, contará com a presença de violonistas e pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, proporcionando ao público uma verdadeira efervescência cultural.
A programação conta com oficinas, palestras e master classes com temas relacionados à música, ao violão e a instrumentos similares, como é o caso do alaúde, instrumento de cordas medieval que teve o seu auge no período renascentista.
Um dos momentos mais importantes será o concerto de abertura, estrelado pelo violonista, compositor e pesquisador brasileiro Marcos Pereira (UFRJ), acompanhado da premiada Orquestra Filarmônica da UFRN, sob a batuta do maestro André Muniz.
A apresentação acontece na quarta-feira (17), no Auditório da Escola de Música, com credenciamento a partir das 18h e apresentação às 19h. A entrada é gratuita.
Além do concerto, Marco Pereira também realizará uma palestra sobre arranjos para violão e dará uma master classe para os participantes do Festival.
A atração internacional ficará por conta do jovem violonista espanhol Luiz Alejandro Garcia, que fará o seu recital na quinta-feira, às 19h.
O músico é vencedor do importante Concurso Internacional de Violão José Tomáz.
Na edição de 2022 o Festival traz duas novidades: o 1º Encontro de Música de Câmara com violão que é destinado a grupos de câmera e estudantes com experiência musical, e as oficinas que darão oportunidade aos iniciantes participarem do evento.
De acordo com o Coordenador do Festival, professor Eugênio Lima, as oficinas darão um importante impulso na divulgação da cultura musical e violonística, que poderão ter continuidade com estudos nos cursos de extensão oferecidos pela EMUFRN.
Para este encontro de grupos musicais, para as palestras e oficinas, o evento contará com a participação professora Dra.ª Carla Santos (UFPB) e os professores Dr. Edyy Lincolln (IFCE), Dr. João Raone (UFRN), Me. José Paulo Pereira (IFCE) e Alexandre Siqueira (IMWA).
Ainda nas oficinas teremos a monitoria de alunos e alunas de excelência dos cursos de graduação em música: Ailson Medeiros, Alexandre Eduardo, Beatriz Manaia, Natália Gonçalves, Andrielle Evelyn e o egresso Diego Carvalho.
“Esses últimos anos passamos por momentos difíceis, em virtude da pandemia que assolou o nosso planeta, período o qual tivemos muitos momentos de tristeza, mas também de aprendizado. É uma grande alegria voltar a realizar esse projeto, em sua sétima edição, que traz muitos frutos para o fomento da arte, da música e da cultura na capital potiguar”, afirma o professor Eugênio, que aproveita para fazer o convite para o público.
“O Festival é aberto de forma totalmente gratuita. É a abertura para a música: é do apreciador, do estudante, do músico, de todos. Venha, aproveite e participe!”, conclui.
O VIIFIVN é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRN e prossegue com parceiros como a Arte Musical, PAVIO (Paraíba Violões), Festival de Guitarra José Tomás (Espanha) e nesse ano formou uma importante parceria com a Prefeitura Municipal do Natal.
Para mais informações acesse: www.fivnatal.com
A programação completa também está disponível no Instagram (@vii_fivn).
Fonte e foto: Assessoria
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista