Eleições 17/05/2022 08:55

Para ministros do TSE, PL tem direito de contratar auditoria paralela

Em 2014, quando o PSDB questionou os resultados da eleição, o partido contratou empresa para auditar as urnas

Ministros do TSE têm dito que o PL de Jair Bolsonaro tem direito de contratar auditoria paralela, conforme ele tem pedido, desde que se adeque à previsão legal dos tipos de auditagem possíveis.

Resolução nº 23.673, de 14 de dezembro de 2021, prevê que podem ser feitos pelo menos 13 tipos de auditoria no processo eleitoral.

Em 2014, quando o PSDB questionou os resultados da eleição em que Aécio Neves foi derrotado por Dilma Rousseff, o partido contratou empresa para fazer o serviço. O PL teria o mesmo direito, bem como qualquer sigla.

A legenda terá que ser específica sobre o que deseja. No entanto, qualquer proposta que atrapalhe o trabalho dos técnicos do tribunal será rejeitada.

De acordo com a resolução do TSE, é possível auditar as urnas eletrônicas e todo o processo em diferentes aspectos: o funcionamento de softwares, o boletim de urna, a cadeia de custódia do equipamento, a lacração dos sistemas, a compilação de dados, o funcionamento dos aparelhos, o registro digital do voto, entre outros.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista