Vacina 18/03/2021 13:49

Revisão da UE após casos de coágulo diz que vacina de Oxford é segura e eficaz

Comitê de especialistas recomendou uso do imunizante por considerar que seus benefícios contra a Covid-19 superam riscos

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu nesta quinta-feira (18) que a vacina da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 é “segura e eficaz” após um comitê de especialistas ter analisado a possibilidade de o imunizante  influenciar na formação de coágulos sanguíneos.

“O comitê chegou a uma conclusão científica clara: esta é uma vacina segura e efetiva. Seus benefícios em proteger as pessoas contra Covid-19, com os riscos associados de morte e hospitalização, superam os possíveis riscos [de efeitos colaterais]”, disse a diretora-executiva da EMA, Emer Cooke.

Na terça-feira, a agência já havia indicado que não tinha encontrado indícios de que a imunização com a vacina da AstraZeneca/Oxford tivesse influenciado nos casos.

Agora, ela afirmou que os especialistas concluíram que o uso do imunizante não está associado a um aumento do risco geral de coágulos sanguíneos, apesar de a investigação ter mostrado um número pequeno de distúrbios raros e incomuns de coagulação sanguínea.

“Com base nas evidências disponíveis e depois de dias de análises profundas de resultados laboratoriais, relatos clínicos e de autópsias, além de informações dos testes clínicos, ainda não podemos eliminar definitivamente a relação entre esses casos e a vacina”, continuou Cooke.

Por esse motivo, a diretora da EMA afirmou que será realizada uma investigação adicional para entender mais sobre esses casos raros, com estudos observacionais.

“O que o comitê, então, recomendou, foi o aumento da consciencialização desses possíveis riscos, com a inclusão nas informações do produto. Chamar atenção para essas possíveis condições raras e fornecer informação para os profissionais de saúde e para as pessoas vacinadas ajudarão a mitigar qualquer possível efeito colateral”, explicou.

Ela reiterou que a posição científica da EMA é de que a vacina da AstraZeneca/Oxford é segura e efetiva para proteger os cidadãos contra Covid-19.

“Demonstrou, pelo menos, 60% de eficácia nos estudos clínicos para prevenir a doença do coronavírus e evidências do uso no mundo real sugerem que a eficácia pode ser ainda maior”, declarou.

Cooke disse estar ciente de que uma série de países-membros da União Europeia (UE) suspenderam o uso do imunizante em suas campanhas enquanto aguardavam a revisão da EMA.

Deu na CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista