Tecnologia 26/06/2026 19:27
Você iria? Em breve, hotel operado apenas por robôs será inaugurado

A empresa chinesa Pudu Robotics anunciou a criação do que classifica como o primeiro hotel do mundo inteiramente operado por robôs.
O empreendimento será instalado na Ilha Artificial Oeste, ligada à megaponte Shenzhen-Zhongshan, na província de Guangdong, com inauguração prevista para 2027.
A informação foi publicada nesta sexta-feira (26) pelo New Atlas.
Antes da abertura definitiva, a iniciativa passará por uma fase de testes no fim de 2026, quando parte dos quartos e dos serviços será disponibilizada ao público. A proposta é validar o funcionamento de uma estrutura em que todas as atividades do hotel sejam executadas por sistemas automatizados.
O projeto integra um plano mais amplo para transformar a ilha em um polo voltado à tecnologia e ao turismo, utilizando inteligência artificial e robótica para substituir integralmente a atuação humana na operação hoteleira.

Segundo a Pudu Robotics, os robôs assumirão funções normalmente desempenhadas por funcionários de hotel, desde o atendimento na recepção até a limpeza dos quartos, o preparo de alimentos, o suporte aos hóspedes e o transporte de bagagens.
A infraestrutura será baseada em um ecossistema integrado de hardware e software desenvolvido pela empresa. Nesse modelo, diferentes robôs compartilharão a mesma plataforma de inteligência artificial para coordenar tarefas específicas, permitindo que cada equipamento execute sua função de forma sincronizada com os demais.
Conforme informou a companhia, o sistema utilizará o modelo de inteligência artificial PuduFM 1.0 em conjunto com a plataforma PuduAgent para administrar as operações do hotel. A proposta é conectar todas as etapas do atendimento em um fluxo contínuo, desde a chegada do hóspede até os serviços prestados durante a estadia.
Entre os equipamentos previstos estão robôs responsáveis pela entrega de bebidas solicitadas por smartphone, máquinas destinadas ao transporte de malas entre a recepção e os quartos e modelos especializados em limpeza, equipados com tecnologia de identificação automática de resíduos.
O diretor de tecnologia e cofundador da Pudu Robotics, Cong Guo, afirmou que o empreendimento servirá como um passo importante para ampliar a presença da robótica em ambientes de hospitalidade de alto padrão. Em declaração divulgada durante o lançamento do projeto, ele destacou que a iniciativa também permitirá testar novos formatos de atendimento.

“Esta parceria representa um passo importante rumo à implantação em larga escala da inteligência incorporada em ambientes premium de hospitalidade. Também oferece uma oportunidade para explorar novos modelos de serviço nos quais inteligência artificial e robótica trabalham juntas para oferecer experiências inteligentes e completas no mundo real“, afirmou em declaração divulgada pela empresa durante o anúncio do projeto.
Ainda de acordo com Guo, o objetivo é eliminar lacunas na prestação de serviços ao integrar todas as etapas da operação em um único sistema automatizado. Para ele, o modelo permitirá que diferentes robôs atuem de forma coordenada sem necessidade de intervenções humanas.
“Esse modelo de cenário completo significa que os robôs da Pudu estarão profundamente envolvidos em todas as etapas das operações do hotel, sem lacunas no atendimento e sem interrupções humanas“, ele comentou em entrevista à agência chinesa Xinhua.
O hotel deverá contar com 44 acomodações de padrão elevado, além de restaurante, academia e outras áreas destinadas aos hóspedes. A expectativa é que a tecnologia desenvolvida para o empreendimento seja expandida futuramente para outras atividades ligadas ao turismo e à hospitalidade na Ilha Artificial Oeste.

Descrição Jornalista
Você iria? Em breve, hotel operado apenas por robôs será inaugurado
26/06/2026 19:27
Botafogo e Neto chegam a acordo e oficializam rescisão contratual
26/06/2026 17:20
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 269 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 217 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 216 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 214 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 211 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 208 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 199 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 181 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 178 visualizações