Assembleia 30/10/2025 05:09
Vivaldo Costa defende fortalecimento da rede de saúde mental no Rio Grande do Norte

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) utilizou o horário destinado aos oradores, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para fazer um apelo em defesa da saúde mental da população potiguar.
O parlamentar destacou a gravidade do tema e reforçou a necessidade de priorização dessa pauta pelas gestões municipais e estadual.
Com mais de meio século de atuação na área da saúde, Vivaldo lembrou sua trajetória de luta e compromisso com o bem-estar da população.
“Há mais de 50 anos luto por essa causa. A saúde mental precisa ser tratada como prioridade total. Precisamos olhar com mais carinho para essa população que está sofrendo com a falta de atendimento e de um cuidado mais assertivo”, destacou.
Entre as ações defendidas pelo parlamentar, estão o aprimoramento e ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a criação de leitos psiquiátricos em hospitais públicos, a formação de equipes multidisciplinares e a implementação de programas permanentes de prevenção.
Vivaldo ressaltou ainda o aumento preocupante dos casos de depressão, ansiedade e suicídio, especialmente após o período pandêmico, e enfatizou a urgência de medidas concretas.
O deputado também citou o projeto de lei de sua autoria, “A Vida Fala Mais Alto”, apresentado na Casa Legislativa e voltado à promoção da saúde mental e à valorização da vida. Segundo ele, a proposta precisa ser efetivamente colocada em prática pelos municípios.
“Esse projeto é um instrumento de transformação e precisa sair do papel para impactar vidas”, defendeu.
Como exemplo de iniciativa bem-sucedida, Vivaldo mencionou o trabalho desenvolvido pela psicóloga Edna, no município de São José do Seridó, onde um modelo de atendimento foi instituído e permanece ativo até hoje, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
Ao encerrar seu pronunciamento, o parlamentar reafirmou o compromisso de continuar lutando por políticas públicas que garantam atendimento humanizado e contínuo aos pacientes com transtornos mentais, reforçando que cuidar da mente é também cuidar da vida.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Você iria? Em breve, hotel operado apenas por robôs será inaugurado
26/06/2026 19:27
Botafogo e Neto chegam a acordo e oficializam rescisão contratual
26/06/2026 17:20
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 271 visualizações
01/06/2026 04:44 267 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 265 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 263 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 262 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 258 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 257 visualizações
01/06/2026 05:07 239 visualizações
Governo empossa 75 servidores de carreira no Idema
01/06/2026 04:59 231 visualizações