09/12/2019 12:05
Polêmica: “Verticalização não fará Natal mais quente”, diz pós-doutor da UFRN
Com a atual discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Natal, que deve ser enviado à Câmara dos Vereadores no início de março de 2020, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-doutor em Engenharia Sanitária e Ambiental, Manoel Lucas, tempera a polêmica sobre a verticalização urbana na capital potiguar.

Deu no Portalnoar
Com a atual discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Natal, que deve ser enviado à Câmara dos Vereadores no início de março de 2020, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-doutor em Engenharia Sanitária e Ambiental, Manoel Lucas, tempera a polêmica sobre a verticalização urbana na capital potiguar.
Segundo ele, ao contrário do que se teme, um dos benefícios da construção de grandes edifícios é justamente que os ventos se tornariam mais frios, o que traria um clima mais agradável para a cidade.
Em entrevista à TV No Ar, o especialista justificou como isso acontece, explicando que o vento que fica nas regiões mais altas é mais puro, e que ao atingir o edifício, desce e se mistura com a camada de ar quente que se encontra nas regiões mais baixas, retirando os poluentes e tornando a temperatura mais refrescante.
“As pessoas pensam que a verticalização vai fazer com que a cidade fique mais quente, quando na verdade é o contrário. Ao parar na frente de qualquer edifício você percebe que o ar é mais fresco e mais intenso. Isso acontece porque prédio capta o vento e torna o ambiente saudável”, explicou o professor.
Ao final da entrevista, Manoel Lucas destacou que umas das principais funções do Plano Diretor é repensar a saúde pública. De acordo com ele, é preciso pensar nos vetores que levam as doenças até a população:
“Os ratos, baratas, mosquitos e moscas são responsáveis por grandes problemas na saúde pública. Quando a verticalização é feita eles não têm como transitar, pois o deslocamento desses vetores é dificultado”, concluiu.
Assista a entrevista do professor Manoel Lucas para a TV no Ar.

Descrição Jornalista
24/06/2026 04:35
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 257 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 251 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 246 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 244 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 207 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 206 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 203 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 202 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 196 visualizações