O acordo beneficiará o Campus Central, em Natal, e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba, com a substituição de 506 luminárias obsoletas por equipamentos de LED.
Além disso, haverá a substituição de 12 aparelhos de ar-condicionado por outros mais eficientes, com tecnologia Inverter.
O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e pela diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes.
De acordo com Daniel Diniz, a iniciativa proporciona melhoria da segurança, eficiência e economia na conta de energia elétrica.
O reitor atestou o compromisso com a sustentabilidade, inserida na missão institucional, e reforçou a disponibilidade da UFRN para outros projetos voltados ao consumo eficiente e inteligente.
“Estamos aqui para contribuir e agradecer por tudo que tem acontecido. Que, a cada ano, possamos evoluir nesse processo”, finalizou.
A UFRN já recebeu, anteriormente, apoio da Neoenergia Cosern para a melhoria e modernização da iluminação nos campi. Entre as iniciativas anteriores, está a substituição de 60 mil lâmpadas menos eficientes por lâmpadas LED em cerca de 100 prédios, localizados nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Macaíba.
A UFRN também participou do edital de Chamada Pública de Projetos (CPP), que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quando houve a substituição de 498 luminárias de menor eficiência por luminárias de LED no Anel Viário e nas principais vias do Campus Central.
A finalização dessa primeira fase do projeto foi marcada por uma placa comemorativa, descerrada durante a reunião para assinatura do novo termo.
Prevista para iniciar em janeiro de 2024, a atual cooperação irá proporcionar maior economia de energia para a UFRN, estimada em 15% ao ano, o que corresponde à redução de quase R$ 295 mil anuais na fatura.
A diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, informou que, nos últimos anos, a empresa destinou R$ 4 milhões em projetos de eficiência energética que beneficiaram a UFRN.
Para a gestora, o investimento na Universidade se desdobra para toda a população, visto que a instituição “é o berço para uma sociedade mais moderna, evoluída e justa”.
A solenidade de assinatura foi acompanhada, também, pelo vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda;
o superintendente de Infraestrutura da UFRN, Luiz Pedro de Araújo, além de pró-reitores, representantes da Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) da UFRN, da Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP) da UFRN e funcionários da Neoenergia Cosern.
