Triângulo das Bermudas: veja 5 mistérios ainda sem solução sobre o local - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

História 07/09/2025 11:50

Triângulo das Bermudas: veja 5 mistérios ainda sem solução sobre o local

Triângulo das Bermudas: veja 5 mistérios ainda sem solução sobre o local

Considerado por muitos como o trecho de água mais temido do planeta, o Triângulo das Bermudas — também conhecido como Triângulo do Diabo — é uma região no Oceano Atlântico Norte que, há décadas, é envolvida em vários mistérios.

As lendas dizem que vários navios e aviões desapareceram ao passar pela área, o que é um prato cheio para teóricos da conspiração e até fãs da teoria de que há algo sobrenatural por trás dos casos.

Entre as teorias, surgiram hipóteses de sequestros por alienígenas, portais interdimensionais, forças magnéticas ou até mesmo a existência de cidades perdidas submersas na região.

Porém, de qualquer forma, fato é que até hoje não sabemos o que pode explicar os desaparecimentos na região, e o mistério continua atraindo curiosos com teorias malucas.

Confira a seguir 5 mistérios do Triângulo das Bermudas que não foram solucionados até hoje:

1. Desaparecimentos

Um dos casos que impulsionou todo o surgimento de teorias pelas quais o Triângulo das Bermudas é conhecido é o do desaparecimento do navio carvoeiro americano USS Cyclops. Ele estaria transportando combustível para navios de guerra durante a Primeira Guerra Mundial quando, em março de 1918, simplesmente desapareceu quando passava pela área.

Mesmo que várias autoridades tenham se empenhado em realizar buscar pelo local, nenhum vestígio do grande navio — que tinha 165 metros — ou de qualquer um de seus 306 tripulantes foi encontrado.

Antiga fotografia do USS Cyclops / Crédito: Getty Images

Não bastasse isso, apenas cerca de 27 anos depois um esquadrão de bombeiros conhecido como Voo 19 desapareceu enquanto sobrevoava a região e, da mesma forma como com Cyclops, nenhuma explicação concreta foi divulgada para o desaparecimento, e nenhum destroço da aeronave foi encontrado.

Conforme explicou o Dr. Simon Boxall, oceanógrafo da Universidade de Southampton, ao Daily Mail, o voo era composto por uma pequena aeronave que, provavelmente, se quebrou ao colidir com o mar.

Embora houvesse uma missão de resgate, ninguém sabia realmente onde eles teriam pousado, já que havia uma enorme área de busca para cobrir”, afirma o especialista.

Até hoje, exploradores tentam mergulhar na região do Triângulo das Bermudas a fim de encontrar vestígios de naufrágios; e alguns realmente já foram encontrados, para além dos incidentes mencionados. Um exemplo é o navio carvoeiro SS Cotopaxi, que desapareceu em 1925 durante uma viagem da Carolina do Sul até Cuba, e só foi localizado em 2020.

Por via de curiosidade, o SS Cotopaxi já era conhecido pelo desaparecimento misterioso, tendo sido representado por Steven Spielberg no filme ‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’, de 1977. Na obra, porém, o navio foi encontrado no Deserto de Gobi — entre o norte da China e sul da Mongólia —, sendo supostamente colocado ali por alienígenas.

2. Embarcações perdidas

Hoje, não se sabe exatamente quantos navios foram perdidos e afundaram no Triângulo das Bermudas. Porém, a maioria das fontes atesta que pelo menos 50 navios e 20 aviões desapareceram no mar e no espaço aéreo da região, mas o número real pode ser muito maior.

O National Geographic, porém, já chama atenção ao alegar que o Triângulo das Bermudas já destruiu “centenas de navios”, sem mencionar os aviões.

Provavelmente o mistério sobre o histórico de desaparecimentos da região continuará sem respostas por mais algum tempo. Isso porque a região não é reconhecida nem monitorada oficialmente por nenhuma agência governamental, o que impossibilita que investigações já feitas comprovassem um número confiável.


3. Condições climáticas

Segundo a Enciclopédia Britânica, alguns navios que passaram pelo Triângulo das Bermudas simplesmente sumiram sem qualquer aviso ou explicação. Boxall sugere que esses navios, como o próprio USS Cyclops, podem ter sido atingidos abruptamente por “ondas gigantescas”, que os teriam afundado antes mesmo que qualquer pedido de socorro fosse possível.

Hoje, sabe-se que o Triângulo das Bermudas realmente lida com condições climáticas bastante adversas, mas nada que o tornasse especial com outros lugares do mundo.

E só isso já bastaria para levar alguma fama sombria ao local, tendo em vista que, segundo Boxall, “mais de um terço de todas as embarcações de lazer registradas nos EUA estão baseadas no Triângulo das Bermudas, e isso inclui os Grandes Lagos e as vias navegáveis interiores”.

“O Relatório Anual da Guarda Costeira dos EUA de 2019 cita que 82% de todos os incidentes aos quais eles responderam (incluindo perdas de embarcações e vidas no mar) podem ser atribuídos a pessoas sem treinamento e/ou sem experiência no mar”, complementa o especialista.

Recorte de mapa mostrando o Triângulo das Bermudas / Crédito: Domínio Público

4. Anomalias

A maior questão existente é: por que muitos navios desaparecem no Triângulo das Bermudas? Embora não existe um motivo estabelecido exatamente para cada embarcação, Boxall admite que existem “algumas anomalias nesta região” que podem estar relacionadas.

A primeira destas anomalias são os hidratos de gás, depósitos de metano liberados de material em decomposição no fundo do mar. “Essas substâncias cerosas são sólidas nas altas pressões do fundo do mar”, afirmou Boxall.

“Ocasionalmente, se a água profunda esquentar, ou se houver algum tipo de deslizamento submarino, [elas] são liberadas”.

“À medida que flutuam até a superfície, a queda de pressão e o calor os transformam em líquido e, eventualmente, em gás à medida que entram em erupção na superfície. Isso ocorre em muitas partes dos oceanos do mundo e, embora a ideia de uma grande bolha de gás afundando um navio pareça plausível, vários experimentos mostraram que, na realidade, o impulso ascendente das bolhas equilibra a tendência do navio afundar”, complementa o pesquisador.

5. Farsa?

Embora existam muitas pessoas que difundam as lendas por trás do Triângulo das Bermudas, ainda há muitos que acreditam que o mistério em torno da região é apenas uma farsa, ou até mesmo que seja um enorme caso de acobertamento.

A maioria dos especialistas, por exemplo, não atesta que a região tenha uma alta incidência de desaparecimentos, ao menos relativamente. Em vez disso, sua reputação seria simplesmente exagerada, muito devido à cobertura de revistas dos Estados Unidos em meados da década de 1950.

“O conceito foi introduzido por George X Sand em 1952 em uma revista chamada Fate”, disse Boxall ao Daily Mail. “O artigo era intitulado ‘Mistério do mar à nossa porta’ e, para dar uma ideia do público leitor do Fate, incluía artigos como ‘a verdade sobre os discos voadores’, ‘Seres invisíveis andam na Terra’ e ‘Vinte milhões de maníacos’. Antes disso, o conceito não existia”.

Deu em Aventuras na História

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista