Torcidas aprendem a combater assédio no Estádio Nilton Santos em ação inédita no futebol brasileiro - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Futebol 19/08/2025 08:07

Torcidas aprendem a combater assédio no Estádio Nilton Santos em ação inédita no futebol brasileiro

Torcidas aprendem a combater assédio no Estádio Nilton Santos em ação inédita no futebol brasileiro

Neste domingo, 17 de agosto, às 20h30, o Estádio Nilton Santos – também conhecido como Engenhão – foi palco de uma ação inédita no futebol brasileiro.

A L’Oréal Paris, em parceria com o Botafogo, vai promover ao vivo o treinamento do programa Stand Up, iniciativa global de combate ao assédio.

O objetivo é capacitar torcedores e torcedoras a intervir de forma segura em situações de assédio, especialmente nas arquibancadas, historicamente percebidas como hostis por muitas mulheres.

O cenário é preocupante: segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, os casos de importunação sexual aumentaram 48,7% e os de assédio sexual cresceram 28,5% no país. Além disso, 40% das mulheres evitam ir a estádios por se sentirem inseguras.

No jogo entre Botafogo e Palmeiras, a ação contará com diversas iniciativas de conscientização:

bandeirões com mensagens da campanha nas arquibancadas, entrada dos jogadores com faixa alusiva ao tema e, antes do início da partida, exibição de uma mensagem da cantora Anitta, garota-propaganda da marca e torcedora do clube, convocando o público para participar do treinamento ao vivo no gramado, que será transmitido simultaneamente nos telões das arquibancadas Norte e Sul.

Para Maíra da Matta, diretora da L’Oréal Paris no Brasil, a iniciativa simboliza um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres:

“O Stand Up nasceu para empoderar as pessoas, mostrando que todas e todos podem agir para combater o assédio. Levar essa iniciativa para dentro de um estádio é simbólico e transformador. Queremos que o futebol seja um ambiente seguro e acolhedor para todos, e essa ação é um passo concreto nessa direção.”

Lançado globalmente em 2020 pela L’Oréal Paris, em parceria com a ONG Right To Be, o programa já treinou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países. Baseado na metodologia dos 5D’s — Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador e Dialogar —, o treinamento ensina estratégias práticas e seguras para que vítimas e testemunhas possam intervir sem colocar a própria segurança em risco.

No Brasil, o programa é conduzido pela ONG Cruzando Histórias, que oferece treinamentos gratuitos a clientes, parceiros da marca e a qualquer interessado, mediante inscrição no site da L’Oréal Paris.

A parceria entre L’Oréal Paris e Botafogo começou em 2024, com treinamentos voltados aos colaboradores da área corporativa e do futebol de base do clube. Em 2025, a meta é ampliar o alcance da iniciativa, levando o programa para as arquibancadas e engajando um público muito maior.

“Queremos garantir que todas as mulheres possam viver plenamente, sem medo, e com a confiança de que têm o direito de ocupar qualquer espaço com dignidade, inclusive as arquibancadas, que devem ser ambientes seguros e acolhedores para todas”, finaliza Maíra da Matta.

Deu em Diário do Rio
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista