Governo do Estado 31/08/2023 05:00
Títulos de Regularização Fundiária são entregues a mais 300 famílias em Natal
Solenidade foi realizada nesta quarta-feira (30) no Loteamento Câmara Cascudo; a entrega põe fim à espera de mais de 20 anos

Compromisso com a vida, a segurança, o futuro e a dignidade da população potiguar. Esse é o significado da entrega, nesta quarta-feira (30), dos títulos de Regularização Fundiária a 300 famílias que vivem no Loteamento Câmara Cascudo, Zona Norte de Natal.
A ação representa um marco histórico para cerca de 1.200 pessoas da comunidade e põe fim à uma espera de mais de duas décadas.
“Muita emoção. É a realização de um sonho. Podemos bater no peito e dizer que somos cidadãos taxados pela prefeitura para pagar nosso IPTU e ter direito à uma escritura pública”, comemorou Evaldo Silveira, morador da comunidade localizada no bairro Lagoa Azul.
Os beneficiados receberão seus títulos já devidamente registrados em cartório, sem nenhum custo adicional.
“Estamos aqui para celebrar uma conquista de vocês. Isso é cidadania, é a segurança da titularidade do imóvel e de que ele vai passar de geração para geração”, falou a governadora Fátima Bezerra às famílias reunidas na Escola Municipal João Paulo II.
A chefe do executivo estadual expressou o “carinho por esse programa, porque é um programa voltado principalmente para as pessoas que mais precisam”.
O loteamento conta com 700 unidades. Deste montante, 300 foram contempladas neste primeiro momento com uma emenda parlamentar da deputada estadual Eudiane Macedo, cujo valor ultrapassou R$ 320 mil, o restante está programado para ser regularizado dentro de um ano.
“É uma transformação social na vida de muitas famílias que vão poder ter a escritura pública do seu lote, onde está construído o seu imóvel”, ressaltou a deputada Eudiane Macedo.
Através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (CEHAB), o Rio Grande do Norte tem desenvolvido, nos últimos quatro anos, o maior programa de Regularização Fundiária do país, em termos proporcionais, cumprindo a meta de 25 mil unidades regularizadas.
Moradores de todas as regiões do estado, nos 167 municípios, e que há anos aguardavam a titularidade de seus imóveis foram beneficiados, principalmente nas duas maiores cidades: Natal e Mossoró.
“A Zona Norte de Natal já recebeu o maior quantitativo de titulação desse programa”, esclareceu o diretor-presidente da CEHAB, Pablo Thiago Lins.
Mais do que uma simples intervenção pública, o projeto de Regularização Fundiária abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, construindo um cenário onde a segurança é oferecida às famílias beneficiadas.
Essa segurança se traduz em um valor inestimável: a transformação das casas em bens familiares que podem ser legados para as futuras gerações.
Mais de 11 mil escrituras serão entregues no total, abrangendo conjuntos habitacionais construídos nos anos 1980.
Essas propriedades foram financiadas pela Cohab, na época, agente financeiro do Banco Nacional de Habitação, e depois passaram a Datanorte, agora terão sua situação regularizada, proporcionando estabilidade e direitos a milhares de famílias.
Loteamentos como Jardim Progresso, Dom Pedro e Nova Jerusalém estão na fila para receber os benefícios da Regularização Fundiária.
O programa já teve êxito ao legalizar parte do Nova Natal, Soledade II, Eldorado, Pajuçara I e II, Gramoré e Nova Natal, totalizando mais de 18.300 pessoas beneficiadas. Somente no Pajuçara, serãoentregues 1.940 títulos.
Além dos já citados, acompanharam a governadora a secretária Olga Aguiar (SEMJIDH); os adjuntos Adriano Oliveira (SETHAS); Antônio Miguel, diretor administrativo da Cehab; Jan Varela, gerente de patrimônio imobiliário da PGE;
Iranildo Germano, secretário-adjunto de administração; Shirley Cavalcante, secretária de Habitação de Natal; Evaldo Silveira, representante dos beneficiários e Andresa Soares, representante do Núcleo de Desenvolvimento Social.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Psicóloga revela 4 frases comuns de quem não ama mais o parceiro
19/09/2026 12:05
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 241 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 236 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 233 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 227 visualizações
11/09/2026 07:24 219 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 218 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 197 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 158 visualizações
09/09/2026 09:19 158 visualizações