FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Política 17/09/2025 11:50

Temer: anistia precisa ser discutida em ‘pacto nacional’

Temer: anistia precisa ser discutida em ‘pacto nacional’

Segundo o ex-mandatário, a proposta deve ter um acordo entre os Três Poderes, sendo o Executivo – com o presidente da República, o Legislativo, com os presidentes da Câmara e Senado, e por fim, o Judiciário, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Agora, tudo isso, com muita franqueza, deve ser uma conjunção de pensamentos, não deve partir de um único Poder. Eu aqui tomo a liberdade de propor uma espécie de pacto nacional. Acho que o Brasil está precisando de um pacto que reúna os Três Poderes, reúna entidades da sociedade civil e até chamamentos para membros da oposição”, disse o ex-chefe do Executivo durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

O que repercute entre as lideranças é que há pelo menos três versões do projeto no Congresso.

Membros de centro e governistas sinalizam uma espécie de anistia “light”, que exclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Temer afirmou que, se estivesse no lugar de Hugo Motta (Republicanos-SP), levaria a pauta ao colégio de líderes.

O colégio é um órgão da Câmara composto por lideranças parlamentares da maioria, minoria, dos próprios partidos, dos blocos parlamentares e do Governo para articulações políticas.

O mesmo afirmou que o presidente da Câmara sofre uma “pressão absurda”.

“Eu colocaria [a anistia] em pauta depois de ouvir os líderes, como fiz nas três vezes que fui presidente da Câmara. Levava aos líderes e, naturalmente, se os líderes decidissem que deveria levar, apesar das minhas ponderações, levaria para o plenário, não tenha dúvida. Agora reconheço que ele [Hugo Motta] está sofrendo uma pressão terrível, e por isso, com toda franqueza, disse que isso tudo dependeria de um grande pacto nacional. Não adiante o Congresso Nacional levar adiante a anistia”, afirmou Temer.

Segundo Temer, caso a proposta não seja debatida no formato do “pacto nacional”, haverá um longo embate com o Supremo, o que já se apresenta por partes de ministros do colegiado, sendo contra qualquer projeto.

Deu em Diário do Poder
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista