FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PREFEITURA DO NATAL – NATAL EM NATAL – 1212 A 1001

Guerras 02/06/2024 18:16

Submarino da Segunda Guerra Mundial com 79 tripulantes é encontrado no Mar da China Meridional

O USS Harder recebeu o apelido de "Hit 'Em Harder" devido aos seus feitos em batalha e acabou naufragado em 24 de agosto de 1994

Submarino da Segunda Guerra Mundial com 79 tripulantes é encontrado no Mar da China Meridional

Os caçadores de naufrágios descobriram os restos do USS Harder, um submarino americano famoso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que afundou com 79 tripulantes a bordo durante uma batalha com um navio de guerra japonês perto das Filipinas em 24 de agosto de 1944.

Esse veículo foi encontrado no fundo do Mar da China Meridional, a uma profundidade de cerca de 1.140 metros.

O Harder foi apelidado de “Hit ‘Em Harder” devido as suas façanhas na guerra do Pacífico, tendo afundado vários outros navios inimigos durante seis patrulhas na região e outros cinco destroieres japoneses.

Essa máquina de batalha era um submarino da classe Gato, um grupo conhecido por sua capacidade de mergulho profundo e recebeu seu fim depois de ser gravemente danificado por cargas de profundidade durante uma batalha com um destroier japonês.

O naufrágio foi localizado pelo Lost 52 Project, que busca encontrar os 52 submarinos americanos perdidos pertencentes a esse conflito histórico.

“Este é um dos submarinos mais celebrados da Segunda Guerra Mundial e uma descoberta naval histórica”, disse Tim Taylor, fundador do Lost 52 Project, ao Live Science.

O USS Harder foi um dos submarinos americanos mais célebres da Segunda Guerra Mundial — Foto: Marinha dos EUA
O USS Harder foi um dos submarinos americanos mais célebres da Segunda Guerra Mundial — Foto: Marinha dos EUA

Taylor, CEO da Tiburon Subsea, lidera uma empresa que usa veículos submarinos autônomos (AUVs) e outras tecnologias para coletar dados em áreas subaquáticas.

Até o momento, o grupo encontrou os destroços de oito embarcações, com o naufrágio do USS Harder sendo sua nona descoberta.

A Marinha dos EUA designou o local como uma sepultura de guerra protegida, e os membros da tripulação foram homenageados quando o submarino foi encontrado.

“O naufrágio representa o local de descanso final dos marinheiros que deram a vida em defesa da nação e deve ser respeitado por todas as partes como uma sepultura de guerra”, disse a Marinha em um comunicado.

“Tem um protocolo que, quando localizamos um submarino, fazemos uma homenagem à tripulação”, conta o CEO.

“Observamos um minuto de silêncio, tocamos o sino para cada membro da tripulação e realizamos um serviço de oração liderado por um diácono que faz parte da nossa equipe de expedição.”

Um polvo presente na torre de comando ou comando dos destroços do submarino americano USS Harder, — Foto: Projeto Lost 52
Um polvo presente na torre de comando ou comando dos destroços do submarino americano USS Harder, — Foto: Projeto Lost 52

A busca em águas profundas

A equipe encontrou o naufrágio do USS Harder ao estudar relatos de sua última batalha e realizar pesquisas em áreas específicas usando sonar de bordo e AUVs, que podem alcançar profundidades além do alcance dos mergulhadores.

Apesar dos esforços para tornar a busca mais eficiente, Taylor comparou o processo a procurar uma agulha no palheiro.

A profundidade extrema do naufrágio significava que as buscas com AUVs eram essenciais, embora um período relativamente bom nas últimas semanas tenha facilitado a busca. Taylor acrescentou que as imagens do AUV mostram que o navio parece estar em boas condições.

“O submarino está relativamente intacto, exceto pelo dano causado pelas cargas de profundidade”, afirma ele.

Deu em Galileu

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista