Comportamento 23/02/2026 13:32
Sua casa está uma bagunça? Um psicólogo de Harvard revela o que isso diz sobre você

Desordem em casa não significa necessariamente descuido ou preguiça.
Segundo a psicóloga de Harvard Natalie Christine Dattilo , ela pode ser reflexo de um transtorno invisível: o TDAH, que prejudica as funções executivas necessárias para organização e arrumação.
Pessoas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) apresentam dificuldades para planejar, iniciar e concluir tarefas, além de, às vezes, apresentarem comprometimento da memória de trabalho.
Esse comprometimento cognitivo retarda o desempenho de tarefas cotidianas, tornando tarefas simples como arrumar um quarto um verdadeiro desafio.
A desorganização não é uma decisão consciente, mas sim o resultado da dificuldade em administrar as muitas pequenas etapas de uma tarefa doméstica. O psicólogo Michael Tompkins explica que “a menor distração pode interromper a cadeia de ações, e a função executiva é posta à prova”.
Natalie Christine Dattilo ressalta que lidar com as tarefas domésticas sem um propósito ou prazo claros é particularmente difícil para pessoas com TDAH. Além disso, um espaço desorganizado também pode refletir um estado mental sobrecarregado ou fadiga profunda, principalmente em casos de depressão.
Eventos estressantes podem prejudicar gravemente a capacidade até mesmo de uma pessoa organizada de gerenciar seu ambiente. Esse estresse agrava a incapacidade de resolver pequenos problemas do cotidiano, alimentando assim um ciclo vicioso de acúmulo de desordem.
Em resumo, esta análise destaca a complexidade por trás de um interior bagunçado, convidando a mais gentileza diante desta realidade frequentemente ignorada e a uma melhor compreensão dos mecanismos do TDAH na vida diária.
Deu em The Body Optimist

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 130 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 125 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 121 visualizações
Ataque ao Irã deve pressionar preço de combustíveis, dizem especialistas
01/03/2026 04:44 110 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 103 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 101 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 99 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 97 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 96 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 96 visualizações