SINDIPESCA-RN participa de evento internacional que debate pesca do atum - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Indústria 24/05/2024 10:51

SINDIPESCA-RN participa de evento internacional que debate pesca do atum

O sindicato participa da delegação brasileira dentro da ICCAT e acompanha os debates sobre a política estabelecida para 2024 da pesca de atum”, disse Calzavara.

SINDIPESCA-RN participa de evento internacional que debate pesca do atum

O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, participou na manhã da quarta-feira (22) da abertura do Encontro Internacional ICCAT – Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico, que ocorre em Natal até o próximo dia 24, no Hotel Serhs, na Via Costeira.

O evento reúne representações de mais de 70 países e teve a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da governadora do RN, Fátima Bezerra. À noite, as delegações também se reuniram em um jantar no Museu da Rampa, na Ribeira.

De acordo com Gabriel Calzavara, o evento é uma oportunidade para engajar ativamente as comunidades locais na discussão e implementação de medidas de conservação.

Além disso, o encontro busca fortalecer laços de cooperação internacional, promover o intercâmbio de informações e melhores práticas, e desenvolver parcerias estratégicas para enfrentar desafios compartilhados.

Ele comenta que o sindicato tem representação na delegação brasileira formada por membros do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marinha do Brasil (MB), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e representantes do setor produtivo e que acompanha constantemente os debates sobre a pesca de atum internacionalmente.

“O sindicato participa da delegação brasileira dentro da ICCAT e acompanha os debates sobre a política estabelecida para 2024 da pesca de atum”, disse Calzavara.

André de Paula destacou a relevância da conservação e ordenamento da pesca dos atuns tropicais e a importância de garantir sua continuidade para as gerações futuras considerando o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

“O Brasil, e, em especial, o Rio Grande do Norte, desempenham papel vital na pesca dos atuns tropicais que contribui expressivamente para a economia e para a segurança alimentar e nutricional. Precisamos conciliar os pilares do desenvolvimento econômico, social e ambiental para garantir um futuro sustentável para nosso setor pesqueiro”, pontuou.

Para a governadora, a reunião é uma resposta à urgência crescente de debater os desafios críticos enfrentados para a conservação marinha e para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros no Oceano Atlântico relacionados ao atum.

“Este evento busca fortalecer laços de cooperação internacional, promover o intercâmbio de informações, melhorar as práticas e desenvolver parcerias estratégicas para enfrentar desafios compartilhados”.

Estão em Natal para participar do encontro representantes da União Europeia e do Reino Unido e mais de 70 países, entre eles EUA, Canadá, Japão, Venezuela, Panamá, Nicarágua, Mauritânia, Senegal, Marrocos, Libéria, Honduras, Guiné, Guatemala, Gabão, Belize, Gana, Salvador, Costa do Marfim, Taipe.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista