Servidores públicos federais têm até 31 de julho para atualizarem dados cadastrais no SOUGOV; saiba como - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Servidores públicos 08/07/2023 06:51

Servidores públicos federais têm até 31 de julho para atualizarem dados cadastrais no SOUGOV; saiba como

O processo é uma iniciativo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que tem por objetivo aprimorar as políticas públicas de gestão de pessoas voltadas ao funcionalismo público. 

Servidores públicos federais têm até 31 de julho para atualizarem dados cadastrais no SOUGOV; saiba como

Os servidores públicos federais têm até o dia 31 de julho para realizarem o processo de atualização dos seus dados cadastrais no aplicativo SOUGOV.BR, ou se preferirem no site www.gov.br/sougov.

Profissionais cedidos, afastados, licenciados(as) ou que estejam fora do país têm a obrigação de fazerem o recadastramento. Além destes servidores, aposentados do Executivo Federal civil também devem atualizar seus dados;

pensionistas, no entanto, ainda não são obrigados(as) a atualizarem, mas, caso queiram, podem também realizar o recadastramento.

O processo é uma iniciativo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que tem por objetivo aprimorar as políticas públicas de gestão de pessoas voltadas ao funcionalismo público.

O procedimento foi instituído pela Portaria SGP/ME nº 1.455, de 2022, que atribuiu caráter obrigatório à atualização cadastral, e determinou que seja realizada uma vez por ano, no período de 1º de março a 30 de abril, ou sempre que solicitado pela administração.

Esse prazo, porém, foi alterado, excepcionalmente para o ano de 2023, pela Portaria nº 410/2023 da Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do MGI, ficando estabelecido para o período de 1º de junho a 31 de julho.

Para os(as) servidores(as) da ATIVA realizarem a atualização dos dados cadastrais basta conferirem o passo a passo disponibilizado pelo Governo Federal e que pode ser acessado AQUI; os(as) servidores(as) APOSENTADOS(AS) basta clicarem AQUI.

Importante destacar que todos(as) os(as) servidores(as) devem preencher a informação de cor/raça.

Assim, o governo visa identificar onde estão as pessoas negras na Administração Pública Federal, o que ajudará na aplicação do Decreto nº 11.443/2023, que busca garantir o preenchimento de, no mínimo, 30% de pessoas negras (pretas e pardas) na ocupação em Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE) na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O ministério criou o processo com a expectativa de que ele possa trazer benefícios tanto para a Administração Pública, quanto para a população que trabalha no setor público. Confira abaixo:

  • Os dados do funcionalismo público são mantidos atualizados;
  • A ampliação da utilidade das informações de pessoal prestadas à sociedade garante dados mais qualificados para tomadas de decisões;
  • A melhoria da conformidade das informações reflete em pagamentos justos aos agentes públicos e mitiga os riscos de pagamentos indevidos;
  • O atendimento presencial nas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos públicas é reduzido;
  • A qualidade de informações para toda a sociedade faz com que o Estado cumpra o seu papel de ampliar a transparência sobre as suas ações.
  • Deu no Portal da ADURN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista