FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 01 ano – 0502 a 0503

Consumidor 30/09/2024 08:10

Será que funciona? Uber e 99 criam possibilidade de usuários de aplicativos sugerirem valores de corridas

Livre negociação com o motorista está sendo implementada

Será que funciona? Uber e 99 criam possibilidade de usuários de aplicativos sugerirem valores de corridas

Há alguns meses, usuários de aplicativos de transporte têm notado a disponibilidade de uma nova categoria: agora, para algumas pessoas, já é possível sugerir os valores das corridas.

Tanto na Uber quanto na 99, essa funcionalidade permite que motoristas e usuários negociem os preços das viagens diretamente entre si.

Segundo as empresas, a modalidade é uma forma de unir o útil ao agradável. Por um lado, é possível sugerir um preço acima do padrão para a viagem em questão e, assim, atrair motoristas com a oferta.

Por outro, a ferramenta é uma forma de escapar dos valores dinâmicos das viagens, gerando economia para os passageiros.

Na nova modalidade, o valor final da viagem será sempre o que foi acordado durante a negociação, independente da duração final.

E, uma vez fechado o valor, os passageiros não poderão alterar ponto de partida, destino ou adicionar paradas.

Para solicitar uma corrida negociando o preço no “Uber Seu Preço” ou no “99 Negocia”, é preciso se certificar de que o aplicativo está atualizado. No app da Uber, insira o destino e selecione a opção “Seu Preço”.

Digite o valor que deseja pagar e aguarde a resposta de um motorista, que pode aceitar ou fazer uma contraproposta. Se concordar com o valor, confirme a corrida.

No sistema da 99, insira o destino e escolha a opção “99 Negocia”. Ajuste o valor que está disposto a pagar e aguarde a resposta dos motoristas.

Os condutores, porém, precisam estar ligados. A modalidade não impacta a taxa de aceitação, mas, geralmente, as viagens não contam para missões e outras promoções.

Demanda reprimida motiva a criação

Iolanda Franco, gerente de Operações da Uber no Brasil, explica que o “Uber Seu Preço” está em fase de implementação no país e que passa por testes em algumas capitais, incluindo o Rio de Janeiro.

— O “Seu Preço” já funcionava em alguns países da América Latina, e percebemos uma aceitação bastante positiva nesses outros lugares. Consideramos que há momentos em que usuários e motoristas parceiros preferem atuar mais diretamente na definição do valor das viagens — afirma.

Na visão da empresa, propostas de valores mais altos do que o preço de um Uber X, por exemplo, vão aumentar as chances de um motorista parceiro aceitar uma corrida mais rapidamente. Já um valor menor deverá ser ofertado quando for necessário viajar com mais economia.

— Cada solicitação do “Uber Seu Preço” permite uma proposta e uma contraproposta. Os motoristas já estão recebendo os pedidos. Não é necessário realizar um novo cadastro nesses casos — diz Iolanda.

Leonardo Felipe Japur de Sá , diretor de Estratégia e Novas Categorias da 99, aponta que, no aplicativo, os preço nas negociações variam de acordo com critérios internos. Contudo, há um limite:

— O preço mínimo é de 10% abaixo do sugerido, e o máximo de contraoferta é o dobro da sugestão de valor.

O representante da 99 indica que a empresa estuda um próximo passo: a negociação para corridas de moto.

— Enxergamos a implementação das corridas de moto como um sucesso e a negociação também. Existe a possibilidade de vincular as duas modalidades — diz.

‘Passageiro opta sempre pela economia’

“Eu pego poucas corridas nessa modalidade, por ser relativamente nova. Acredito que muitos passageiros não estão familiarizados. Algumas corridas valem a pena, outras não. O motorista tem que saber escolher bem para conseguir ser lucrativo no fim do dia. É preciso sempre levar em consideração a distância e o tempo de viagem. Nessa categoria, normalmente, o valor é mais baixo do que o de costume. O passageiro opta pela economia, enquanto o motorista precisa que seja rentável” – diz Bruno Fontes, motorista de aplicativo de 37 anos.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista