Música 01/04/2024 10:09
Será que a música piorou com os anos? A ciência responde
Os pesquisadores analisaram mais de 12 mil canções em língua inglesa de 1980 a 2020, e dos mais variados ritmos: rap, country, pop e rock

Você já deve ter ouvido alguém mais velho do que você falando que não se fazem mais músicas como antigamente.
Nostalgia à parte, talvez essas pessoas estejam certas. Pelo menos é isso que indica um novo estudo, publicado na quinta-feira (28) na revista Scientific Reports.
De acordo com os pesquisadores, as letras das músicas estão realmente se tornando mais simples e repetitivas.
Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou mais de 12 mil canções em língua inglesa de 1980 a 2020, e dos mais variados ritmos: rap, country, pop, R&B e rock.
Os autores do levantamento perceberam que os artistas têm usado menos palavras difíceis e repetido mais versos, principalmente o refrão.
Em entrevista à agência AFP, Eva Zangerle, uma das responsáveis pelo estudo, preferiu não citar o nome de nenhum cantor ou banda modernos que se encaixariam nesse perfil.
A especialista em sistemas de recomendação da Universidade de Innsbruck, na Áustria, por outro lado, fez questão de destacar um artista antigo que era mais criativo e autêntico, segundo ela: Bob Dylan, que além de cantor e compositor, chegou a vencer também um Prêmio Nobel de Literatura.

“As letras prendem mais hoje em dia, simplesmente porque são mais fáceis de memorizar”, disse a autora.

Vale repetir que esse estudo foi feito levando em consideração apenas músicas de língua inglesa – que consumimos bastante por aqui também.
Não há nenhum levantamento sobre artistas nacionais ou músicas em Português. Arrisco-me, no entanto, a dizer que essa tendência detectada por lá se repete por aqui.
E não precisa ser nenhum gênio para perceber isso. Basta prestar atenção nas letras que fazem sucesso no Carnaval, por exemplo. Ou no funk que a garotada tanto gosta.
As músicas são repetições das mesmas frases e com a mesma batida minimalista. Nada contra, só uma constatação.
Portanto, talvez o estudo europeu esteja realmente certo. E, sim, talvez eu esteja ficando velho também.
Deu em Olhar Digital

Descrição Jornalista
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 105 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 101 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 91 visualizações
01/07/2026 20:20 91 visualizações
02/07/2026 04:30 86 visualizações
Inadimplência avança e bate recorde histórico em maio, aponta BC
01/07/2026 16:57 81 visualizações
Publicidade na internet supera TV aberta pela 1ª vez no Brasil
01/07/2026 20:00 80 visualizações
02/07/2026 14:34 79 visualizações
Vinho ou cerveja: qual é realmente mais saudável?
02/07/2026 11:56 78 visualizações
Moraes mantém Bolsonaro em prisão domiciliar e dá 48h para ex-presidente entregar armas
04/07/2026 04:46 78 visualizações