Servidores públicos 17/07/2026 05:30
Saúde mental e condições de trabalho são temas centrais de reunião ampliada da direção do Sinai-RN

Os impactos das atuais condições de trabalho na saúde mental dos trabalhadores marcaram a abertura da 6ª Reunião da Direção Colegiada Estadual Ampliada do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai/RN), realizada nesta quinta-feira (16), na sede da entidade.
O debate foi conduzido pelo secretário de formação e relações políticas sindicais, da Intersindical, Marcelo Tinoco; e pelo coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte (Seeb-RN), Alexandre Cândido, representando também a CSP-Conlutas.
O crescimento dos afastamentos por transtornos mentais, especialmente relacionados ao burnout e ao assédio moral, foi destaque na fala de Cândido. Segundo ele, o adoecimento tem atingido trabalhadores de diferentes funções e posições hierárquicas e está diretamente ligado à intensificação do trabalho, às metas excessivas e aos modelos de gestão que estimulam a competitividade.
O dirigente também defendeu o fortalecimento da notificação dos casos de adoecimento nos órgãos públicos e a criação de instrumentos, como o mapa de risco psicossocial, para identificar e enfrentar o problema, atendendo à Norma Regulamentadora NR1. “Ipern [estadual] e Dataprev [Natal] não notificam os casos de adoecimento mental. Se o trabalhador está afastado, é preciso identificar o problema pra que sejam devidamente tratados os seus adoecimentos”, sugeriu.
Marcelo Tinoco ressaltou que o problema está relacionado às condições de trabalho, como excesso de ritmo, precarização, falta de recursos e assédio moral. Para ele, como prática para redução de danos, cada servidor deve priorizar o autocuidado, mas isso não substitui a necessidade de transformar ambientes de trabalho.
“O autocuidado é necessário, mas responsabilizar apenas o indivíduo é uma armadilha. Saúde mental é uma pauta sindical e política”, afirmou. “Saúde mental é direito, não privilégio. Ninguém deve adoecer para servir ao povo. Organização e luta mudam as condições de trabalho.”
As reuniões ampliadas são realizadas a cada dois meses. A pauta do encontro desta quinta-feira incluiu informes das ações desenvolvidas nas regionais (Seridó, Médio Oeste e Alto Oeste); orientações contábeis e orientações sobre o aplicativo Sinai-RN, desenvolvido para aproximar o sindicato da base e fortalecer a comunicação com os associados.
Foram apresentadas as duas formas de acesso à plataforma, destinadas a associados e dirigentes, além das principais funcionalidades.
O aplicativo permitirá a atualização cadastral, o acesso à carteirinha digital de sócio, o envio de documentos pendentes e a consulta de notícias organizadas por categorias. Também será utilizado para a validação de presença em eventos, ampliando a segurança das informações e contribuindo para a melhoria dos dados e das estatísticas dos associados.
O lançamento oficial do aplicativo será durante o São Julhão, no sábado (18).
O coordenador-geral Geraldo Lamartine destacou a importância de aprofundar o debate sobre a saúde mental entre os trabalhadores do serviço público. Segundo ele, o tema desperta a necessidade de o sindicato buscar parcerias com a comunidade científica para desenvolver pesquisas junto à base do Sinai-RN.
Segundo ele, o interesse demonstrado pelos participantes reforça a necessidade de dar continuidade à discussão. “O tema despertou muito o interesse dos dirigentes e temos que dar continuidade a esse debate”, disse, ao chamar atenção para a presença desse problema no serviço público.
“Muita gente pensa que isso acontece apenas na iniciativa privada, mas, no setor público, os problemas relacionados à saúde psíquica são crescentes”, concluiu.

Descrição Jornalista
Reciprocidade tarifária pode piorar situação do Brasil, diz Abiplast
17/07/2026 06:35
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 188 visualizações
01/07/2026 20:20 188 visualizações
01/07/2026 19:27 179 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 173 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 172 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 166 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 164 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 149 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 147 visualizações
02/07/2026 04:30 140 visualizações