As opiniões
A plataforma considerou os sotaques do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Santa Catarina – os mais citados em amostragens anteriores já realizadas pelo Preply, centro de pesquisas de idiomas e plataforma online de aprendizado.
Eles dizem que as diferenças regionais evidenciam o charme da língua portuguesa.
O mineirês, com forte influência do campo, é considerado cativante, superando o baiano e o carioca, mas as opiniões se dividem quando feitas outras perguntas relacionadas ao modelo de fala e encanto.
De acordo com a pesquisa, a preferência dos internautas pode estar associada à fala “cantada” dos mineiros, recorrendo a diminutivos em suas conversas, um jeito de falar ao mesmo tempo que é notado como simpático e carinhoso.
O jeito de falar dos baianos também foi destaque no estudo. A forma melodiosa que os baianos se comunicam, acentuando as vogais, é também considerada charmosa e cativante.
O sotaque paulista, meio caipira, meio metropolitano, foi mencionada, assim como os dos moradores do Rio Grande do Sul.
O carioquês
Quando questionados como gostariam de ter o próprio sotaque, a maioria dos entrevistados disse que optaria pelo jeito de falar dos moradores do Rio de Janeiro.
Os internautas citaram expressões como “mermão” (meu irmão) e bróder (brother, irmão em inglês).
Veja o ranking dos sotaques mais simpáticos do Brasil
- Mineiro
- Fluminense
- Baiano
- Gaúcho
- Paulista
- Cearense
- Pernambucano
- Catarinense