Gastronomia 06/11/2026 19:03
Sai ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo: 2 são brasileiros

O novo ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo foi divulgado nesta quarta-feira (4) e dois brasileiros estão na lista! O Tuju, de São Paulo, conquistou o 16º lugar, e o Lasai, do Rio de Janeiro, ficou na 25ª posição.
A premiação internacional foi em Lima, no Peru, e reuniu chefs e representantes da gastronomia de vários países.
O maior destaque brasileiro foi o Tuju, comandado pelo chef Ivan Ralston e pela pesquisadora Katherina Cordás. O restaurante deu um salto de 54 posições em relação a 2025, quando aparecia em 70º lugar, e recebeu o prêmio de melhor estreante entre os 50 primeiros colocados.
O Lasai, comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, também avançou, passando do 28º para o 25º lugar. A lista é organizada pelo The 50 Best, uma das principais premiações internacionais da gastronomia, com votos de mais de 1.100 especialistas de diferentes países.
Como é feito o ranking
A premiação foi realizada pela primeira vez no Peru e reuniu restaurantes de 28 territórios, distribuídos por seis continentes.
Além dos dois brasileiros entre os 50 melhores, São Paulo teve outros dois restaurantes na lista ampliada, divulgada em outubro: o Nelita, da chef Tássia Magalhães, em 54º lugar, e o Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, em 68º.
O ranking é definido por uma academia internacional formada por chefs, donos de restaurantes, jornalistas especializados e viajantes com experiência em gastronomia. Os participantes votam nos estabelecimentos que visitaram nos últimos 18 meses.
Restaurante de São Paulo sobe 54 posições
O Tuju fica em São Paulo e tem como proposta valorizar ingredientes brasileiros, respeitando os ciclos da natureza e as diferentes estações do ano.
Os menus degustação são renovados a cada três meses, acompanhando quatro temporadas gastronômicas: Umidade, Chuva, Ventania e Seca.
A cozinha trabalha com produtos de pequenos fornecedores, frutas, verduras e pescados brasileiros. O restaurante, que havia fechado em 2020, reabriu em outro endereço no final de 2023. Atualmente, oferece um menu degustação de dez etapas, com preço de R$ 1.650 por pessoa.
Restaurante carioca também sobe no ranking
O Lasai fica no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, e oferece uma experiência gastronômica intimista. Com apenas dez lugares, os clientes ficam sentados diante da cozinha e acompanham o preparo dos pratos feitos pela equipe do chef Rafa Costa e Silva.
O restaurante utiliza ingredientes cultivados em duas hortas próprias e produtos de pequenos agricultores do Rio de Janeiro. O menu muda conforme a disponibilidade dos alimentos em cada estação.
A experiência custa atualmente R$ 1.783 por pessoa. O Lasai também prepara uma mudança para o 21º andar do hotel Sofitel Ipanema, onde terá capacidade para 24 clientes.
Os 10 melhores restaurantes do mundo em 2026
O primeiro lugar ficou com o Asador Etxebarri, na Espanha, especializado em preparações na brasa.
O restaurante é comandado pelo chef Bittor Arginzoniz.
Veja os dez primeiros colocados:


Descrição Jornalista
04/11/2026 06:37 96 visualizações
Anvisa aprova Wegovy em comprimido, 1ª versão oral das canetas emagrecedoras
05/11/2026 06:15 86 visualizações
Natal receberá encontro de médicos católicos para refletir sobre fé, vocação e missão na medicina
03/11/2026 13:04 84 visualizações
05/11/2026 04:55 83 visualizações
Vorcaro aciona Comissão Interamericana de Direitos Humanos para deixar prisão
02/11/2026 14:19 82 visualizações
02/11/2026 09:34 82 visualizações
Risco de rebaixamento do Botafogo no Brasileirão aumenta para até 8,73% após 33ª rodada
02/11/2026 06:52 81 visualizações
Brasil registra 18,5 mil mortes por câncer de próstata em um ano
02/11/2026 11:58 81 visualizações
Botafogo x Atlético-MG: onde assistir, escalações, desfalques, pendurados e arbitragem
04/11/2026 05:33 79 visualizações
Antonelli quebra jejum italiano e se torna mais jovem a ser campeão da F1
02/11/2026 05:42 79 visualizações