Plano Diretor e Arborização Urbana são temas de debate no IX ENAU - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Prefeitura de Natal 17/06/2023 07:02

Plano Diretor e Arborização Urbana são temas de debate no IX ENAU

A promoção foi da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e da Prefeitura Municipal do Natal, através da Semsur.

Plano Diretor e Arborização Urbana são temas de debate no IX ENAU

Na manhã da quinta-feira (15), o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, participou como palestrante e debatedor no IX Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que aconteceu no Hotel Senac Barreira Roxa.

O IX ENAU encerrou na capital potiguar tendo o último dia do evento repleto de mesas redondas,

O encontro aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho, e reuniu especialistas em arborização de reconhecimento nacional e internacional. Com o tema “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”, o objetivo da discussão foi discutir temas importantes em relação ao meio ambiente, como inovação e sustentabilidade, educação ambiental e emergência climática, licenciamento ambiental etc.

A promoção foi da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e da Prefeitura Municipal do Natal, através da Semsur.

Na oportunidade, o titular da Semurb compartilhou a mesa da conferência com o secretário de Meio Ambiente da cidade de João Pessoa (PB), Welison Araújo Silveira, e expôs temas sobre o Novo Plano Diretor (PDN) e Arborização Urbana.

Entre as principais alterações do PDN está o macrozoneamento da cidade, com a ocupação mais inteligente do solo, vinculada ao modelo matemático das bacias de esgotamento sanitário.

E ainda no índice do coeficiente básico, a criação de áreas de interesse especial, as permissões na antiga área não edificante de Ponta Negra, respeitando o quesito cênico paisagístico e o uso misto na Via Costeira, com aumento da taxa de ocupação de 40% para 60% e diminuição do lote mínimo de 2 mil m² para democratização do solo.

Mesquita falou sobre sistema de drenagem e arborização, considerando as atuais medidas do Município.

E explicou que o plano é criar uma revisão para a benfeitoria total da população. E destacou ainda a transparência de todos os atos públicos durante a revisão do PDN.

”Durante a revisão do novo plano diretor foi de extrema importância e de nosso interesse a transparência de todos os atos públicos. Tivemos mais de quatro mil contribuições, e todos os atos públicos foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais oficiais, estando disponíveis ao público geral. Com essas ações, posso afirmar que existiu uma grande contribuição social”, destacou Mesquita.

No encerramento do evento, aconteceram palestras honoríficas sobre Melhores Práticas para o Arbonegócio, com o Engenheiro Agr. Pedro Mendes Castro, e a palestra de Alternativas Productivas Sustentables y Soberania Tecnológica ministrada pelo Engenheiro Agº Alfredo Horácio Benassi, e posterior Cerimônia de encerramento.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista