Congresso Nacional 19/05/2025 14:02
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos que compõem a segurança pública no Brasil, está pronta para ser votada no Plenário do Senado.
Um rito especial aprovado no dia 7 de maio acelerou a tramitação da matéria, dispensando as sessões de discussão restantes e permitindo que os dois turnos de votação ocorram na mesma sessão.
De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a proposta altera o artigo 144 da Constituição Federal, acrescentando as guardas municipais e os agentes de trânsito ao rol de instituições responsáveis pela segurança pública.
Atualmente, esse rol é composto pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e polícias penais federal, estaduais e distrital.
O relator da PEC, senador Efraim Filho (União-PB), defende que as guardas municipais já funcionam, na prática, como polícias municipais e ressalta que não haverá impacto financeiro adicional com a mudança. “Se temos hoje um orçamento restrito para contratação de novos policiais, é possível utilizar essas forças que já existem, integrando-as ao sistema de segurança pública com o devido treinamento”, disse à Rádio Senado.
A proposta não precisará retornar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise das emendas apresentadas em Plenário. A tramitação especial permite que o relator da proposta em Plenário substitua o da comissão.
A PEC também está alinhada com entendimentos recentes do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Corte já reconheceu os agentes de trânsito como integrantes operacionais da segurança pública, conforme estabelecido pela Lei 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Em 2023, o STF firmou posição de que as guardas municipais também integram esse sistema, ao julgar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 995, proposta pela Associação das Guardas Municipais do Brasil (AGMB).
Mais recentemente, em fevereiro deste ano, o STF decidiu que é constitucional a criação de leis municipais que permitam às guardas atuar em ações de segurança urbana, desde que essas normas respeitem os limites definidos pela Constituição.
Segundo a Corte, as guardas municipais não têm poder de investigação, mas podem exercer policiamento ostensivo e comunitário, além de realizar prisões em flagrante.
Para compatibilizar o texto da PEC com esse entendimento, o senador Styvenson Valentim (PSDB-RN) apresentou uma emenda que autoriza os municípios a renomearem suas guardas como “polícias municipais” ou outro título equivalente, dentro dos limites constitucionais.
A expectativa é que a proposta seja votada já na próxima semana, consolidando o papel das guardas municipais e dos agentes de trânsito no sistema de segurança pública brasileiro.
Deu em Capitalist/Com Agência Senado.

Descrição Jornalista
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 97 visualizações
02/05/2026 08:15 97 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 92 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 82 visualizações
02/05/2026 09:17 81 visualizações
EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha
02/05/2026 06:24 79 visualizações
Festival da Mãe Potiguar 2026 acontece neste sábado (02) na Arena das Dunas
02/05/2026 05:12 73 visualizações
Paulinho da Força rompe com Lula e dispara: ‘Governa para quem o visitava na cadeia’
03/05/2026 06:58 70 visualizações
Flávio Bolsonaro nega acordo para trocar CPI do Master por dosimetria
02/05/2026 07:16 69 visualizações
Se for convidado para ir a casa de alguém, nunca faça estas 6 coisas
02/05/2026 15:11 65 visualizações