Comportamento 01/02/2024 08:46
Os hábitos de consumo dos foliões brasileiros
Estudo da Logan apontou os cinco tipos de foliões e como eles devem se ocupar ao longo do feriado

O Carnaval é uma das principais datas do calendário nacional — não só pelos dias de festa, mas também pela movimentação que o momento causa na economia.
Segundo as informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o feriado deste ano deve ter um faturamento de até 15% maior do que o do ano passado, quando a festa movimentou mais de R$ 8 bilhões de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Pensando nisso, a Logan realizou um levantamento para identificar os tipos de foliões do país e quais são os seus hábitos de consumo. O estudo apontou para cinco tipos de perfis que vão aproveitar a data de diferentes maneiras.
“Buscamos compreender as tipologias dos foliões nesse Carnaval e identificamos as reais oportunidades dentro dos cinco perfis mais relevantes, identificados pela nossa plataforma de Data Insights Super Small Data”, afirmou Fábio Sant’Anna, chefe de vendas/head of sales da Logan.
Veja a seguir quais perfis foram apontados pela análise:
Perfil Folião Relax
Segundo a Logan, este perfil tem 88% das pessoas com com interesse em viagens nacionais com o intuito de descanso, sendo destas 92% com suas famílias.
Perfil Caseiro
Já o perfil caseiro deve ditar o consumo em supermercados com ticket médio de R$ 633 no período festivo, além de demonstrarem 72% de interesse em entretenimento como streaming e cinema.
Perfil Viajante
Como o nome diz, o maior interesse (75%) deste perfil é a viagem para destinos reconhecidamente carnavalescos, sendo que destes 81% pretendem viajar com amigos, 69% pretendem consumir bebidas alcoólicas e 63% pretendem ir a bares e restaurantes.
Folião Abadá
Neste caso, eles procuram festas fechadas como camarotes e declaram que vão assistir aos desfiles. Destes, 57% são das classes AB e 63% moram nas principais capitais do Brasil;
Folião Street
Por fim, o levantamento apontou que o folião street vai curtir o Carnaval de rua, que tem o domínio da classe social C, com 51% dos pesquisados e, destes, 91% pretendem permanecer nas cidades que residem, demonstrando jornadas com distâncias mais curtas.
“Aplicamos essa inteligência a uma gama de formatos cognitivos (mobile, CTV e Data Driven OOH), que são capazes que impactar o target seja dentro ou fora de casa, acompanhando sua movimentação e rotinas ao longo do dia, reportando todas as métricas correspondentes, e atribuindo as visitas nos pontos de vendas com lifts auditados por terceiros”, completou Fábio.
Deu em Propmark
Descrição Jornalista
Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%; entenda
29/10/2025 12:53
Análise: EUA dão sinais de que não irão facilitar negociações
29/10/2025 11:41
Metanol no vinho e na cerveja: essas bebidas podem ser contaminadas? Entenda
03/10/2025 08:37 902 visualizações
Cuidado com o vinho barato! Intoxicação por metanol acende alerta no Brasil
05/10/2025 12:55 809 visualizações
Hospital Memorial divulga boletim médico sobre estado de saúde do ex-governador Fernando Freire
08/10/2025 05:00 436 visualizações
Casal é condenado por ‘se beijar excessivamente’ a bordo de avião
06/10/2025 04:38 414 visualizações
Imagens impressionantes: Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
11/10/2025 07:30 405 visualizações
Morre a produtora cultural Candinha Bezerra, esposa do ex-senador Fernando Bezerra
13/10/2025 14:00 351 visualizações
Pernas inquietas: a razão psicológica por trás do movimento constante que muitos fazem sem perceber
02/10/2025 05:28 340 visualizações
O que significa esquecer o nome de certas pessoas, segundo a psicologia
22/10/2025 04:42 337 visualizações
Milton Nascimento recebe diagnóstico de demência aos 84 anos
02/10/2025 10:12 287 visualizações
Careca do INSS enviou R$ 2 milhões via Pix para ex-diretor do órgão
03/10/2025 07:36 278 visualizações
