Chuvas 11/05/2026 09:01
Natal registra 841 mm de chuva no primeiro quadrimestre, aponta Rede de Monitoramento Climático

A Rede de Monitoramento Climático de Natal registrou um acumulado médio de 841 mm de chuva entre janeiro e abril de 2026.
Os dados foram obtidos pelos 57 equipamentos distribuídos nas quatro zonas administrativas da capital, que compõem o sistema implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em dezembro de 2025.
O volume reforça o comportamento acima da média observado neste início de ano, especialmente no mês de abril.
O mês de abril foi o mais chuvoso do quadrimestre, com 416 mm, quase o dobro da média de 240,5 mm registrada para Natal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os índices confirmam um padrão de precipitações mais intensas e concentradas, típico de anos com maior instabilidade atmosférica na região.
A distribuição das chuvas pelas regiões administrativas mostra que todas as zonas da cidade registraram volumes elevados. Os maiores acumulados foram observados nas zonas Sul, com 867,9 mm, e Norte, com 862,8 mm, seguidas das zonas Leste, com 842,8 mm, e Oeste, com 790,6 mm.
A faixa costeira e a região Leste também apresentaram índices expressivos, especialmente em bairros como Mãe Luiza, Santos Reis, Rocas, Tirol, Petrópolis, Areia Preta e Praia do Meio, áreas historicamente mais sensíveis a eventos de chuva intensa.
A Rede de Monitoramento
Coordenada pela Semurb, a rede integra as ações do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMMC) e é desenvolvida em parceria com o Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (GEOMA/UFRN).
A Rede de Monitoramento Climático reúne 47 pluviômetros manuais e 10 estações automáticas, permitindo o acompanhamento em tempo real das precipitações.
No total, 115 equipamentos de medição foram instalados em 57 pontos estratégicos da cidade, incluindo 30 escolas públicas, quatro unidades do Exército, três universidades, além de parques urbanos e áreas de proteção ambiental.
As estações meteorológicas estão distribuídas em quatro pontos-chave: Parque da Cidade (Zona Sul), Urbana (Zona Oeste), Guarda Municipal (Zona Norte) e Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (Zona Leste).
Já os pluviômetros automáticos funcionam em locais como a Liga Contra o Câncer, Escola Municipal São José, Gamboa Jaguaribe, Paróquia Cristo Rei, CMEI Cléa Bezerra e IFRN.
O sistema fortalece a capacidade da gestão municipal de monitorar eventos extremos, subsidiar alertas e orientar ações preventivas em áreas de risco.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Botafogo e Neto chegam a acordo e oficializam rescisão contratual
26/06/2026 17:20
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 269 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 217 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 216 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 214 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 211 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 208 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 198 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 181 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 178 visualizações