Preconceitos 13/05/2026 07:17
MPRN e polícia investigam ofensas raciais contra menino que vendia paçocas em Mossoró

O Ministério Público do Rio Grande do Norte vai investigar um suposto caso de racismo cometido por um grupo de jovens – seriam adolescentes – contra um menino que vendia paçocas em um semáforo na cidade de Mossoró.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que ocupantes de um carro se aproximam do menino. Um dos jovens finge interesse em comprar os produtos e coloca a mão para fora do veículo na tentativa de pegar a paçoca no pote sem efetuar o pagamento. Algumas paçocas acabaram caindo na rua. Durante a ação, também foram proferidas ofensas raciais contra a vítima, que supostamente é menor de idade.
Após a divulgação das imagens, o caso provocou indignação e passou a ser acompanhado por órgãos de proteção e segurança pública.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/1/4/zWPLL8R6WlZSaBNDJAgQ/menino-pacoca.png)
Menino que vendia paçocas sofre ofensas raciais em vídeo — Foto: Reprodução
Além do episódio de injúria racial registrado em vídeo, a Polícia Civil informou que também apura denúncias envolvendo outro menino que estaria comercializando paçocas em vias públicas de Mossoró. Segundo a corporação, os relatos apontam que os meninos teriam sido colocados no porta-malas de um veículo em uma outra ocasião.
De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEA) de Mossoró. A corporação informou que diligências já foram iniciadas para esclarecer as circunstâncias do caso, identificar os envolvidos e verificar a veracidade das informações divulgadas.
O Conselho Tutelar informou que acionou a Polícia Civil e o Ministério Público. O órgão aponta possíveis violações de direitos, como exposição indevida de imagem, violação da dignidade humana e situação de trabalho infantil. Ainda conforme o Conselho há relatos de que comportamentos semelhantes já teriam ocorrido anteriormente.
O Ministério Público informou, por meio de nota, que instaurou uma Notícia de Fato para apurar denúncias de racismo supostamente praticadas por adolescentes em Mossoró.
De acordo com o MPRN, a apuração sobre possível ato infracional ou crime de racismo está sob responsabilidade da 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró, que solicitou à Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator a instauração de investigação para identificar os envolvidos.
O órgão informou ainda que a 12ª Promotoria de Justiça deverá atuar na rede de proteção social, diante das informações relacionadas à vulnerabilidade social e ao trabalho infantil. O Ministério Público destacou que o caso segue sob sigilo por envolver possivelmente menores de idade.
Na tarde desta terça-feira (12), motoboys realizaram uma manifestação em frente a um condomínio em que supostamente mora um dos jovens apontados nas denúncias. O protesto reuniu dezenas de participantes, que cobraram justiça e responsabilização do caso.

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 280 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 228 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 224 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 224 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 221 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 217 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 207 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 188 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 186 visualizações