Moraes afirma que Judiciário sofre ataques por ser “um dos mais fortes do mundo” - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Judiciário 03/12/2025 06:11

Moraes afirma que Judiciário sofre ataques por ser “um dos mais fortes do mundo”

Moraes afirma que Judiciário sofre ataques por ser “um dos mais fortes do mundo”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta terça-feira, 2, que o Judiciário brasileiro tornou-se alvo constante de ataques porque possui uma das estruturas mais robustas do mundo.

A fala ocorreu durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Moraes citou levantamentos recentes sobre a percepção negativa da população em relação à Justiça e afirmou que esses números devem ser analisados considerando mais de dez anos de campanhas organizadas — segundo ele, focadas em enfraquecer a imagem do sistema judicial. Para o ministro, a crítica sistemática não é espontânea, mas fruto de uma estratégia de desgaste institucional.

Conspiração e pressões externas, diz Moraes

O ministro argumentou que a força do Judiciário decorre da atuação integrada com o CNJ e da independência em relação ao ambiente político. Essa solidez, afirmou, teria motivado a articulação de grupos econômicos nacionais e internacionais contrários ao trabalho das cortes brasileiras.

Moraes voltou a criticar influenciadores digitais que comentam decisões judiciais. De acordo com ele, muitos “não sabem sequer a composição de um tribunal, mas se apresentam como especialistas”, contribuindo para disseminar desinformação.

Contexto: decisões recentes envolvendo Bolsonaro

A fala do ministro ocorreu poucos dias após ele determinar a prisão do ex-presidente  e de outros seis investigados, ao concluir a fase central do  que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. A investigação aponta que o grupo atuaria desde 2021 para desacreditar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o próprio STF.

No mesmo período, a Corte tornou o deputado Eduardo  réu, após  da Procuradoria que citou possível participação dele, ao lado do jornalista Paulo Figueiredo, em articulações nos Estados Unidos para sustentar  internacionais contra o Brasil sob alegação de abuso de poder e violações de direitos humanos.

Deu em ContraFatos
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista