Moraes abre investigação no STF contra Bolsonaro por quebra de sigilo - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Política 13/08/2021 07:50

Moraes abre investigação no STF contra Bolsonaro por quebra de sigilo

O deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos também serão investigados

Moraes abre investigação no STF contra Bolsonaro por quebra de sigilo

Por ter divulgado em suas redes sociais um inquérito sigiloso da Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito das Fake News no Supremo, acolheu, nesta quinta-feira (12/8), a notícia-crime encaminhada pelo TSE na última segunda (9/8) contra o presidente, acusando-o por quebra de sigilo da investigação da Polícia Federal sobre a invasão de um hacker ao sistema de computadores da Corte.

Bolsonaro revelou os detalhes da investigação no dia 4 de agosto, primeiro em entrevista à rádio Jovem Pan acompanhado do deputado Filipe Barros (PSL-PR), e depois postando a íntegra do inquérito em suas redes sociais.

“O hacker entrou no coração. Teve acesso ao software. Agora é uma prova de que [o sistema] é violável e da necessidade de blindarmos isso”, discursou Bolsonaro na ocasião.

Barros, que relatou a derrotada PEC do Voto Impresso na Câmara, também se tornou investigado no STF na mesma decisão de Alexandre de Moraes.

O ministro acatou, ainda, pedido para investigar o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos, e determinou que ele seja afastado do inquérito sobre a invasão hacker ao TSE.

A Corte Eleitoral negou que o hacker tenha mudado configurações das urnas eletrônicas, como acusou o presidente, e pediu, por meio de seus ministros, a investigação ao Supremo pela quebra de sigilo, conduta vedada a servidores públicos.

Moraes, que é ministro nas duas Cortes, acatou o pedido nesta quinta-feira.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista